Edital para concurso de professores sai na 5.ª-feira

O Governo do Paraná publica nesta quinta-feira (5) o edital do concurso público para a contratação, pelo regime estatutário, de professores para a rede estadual de educação básica. Serão abertas 13.643 vagas, em todos os 399 municípios do Paraná, das quais 2 mil serão destinadas à educação especial. O concurso público é também uma oportunidade para que professores contratados pelo regime CLT possam passar à condição de estatutários.
A publicação do edital estava prevista inicialmente para o dia 3. Foram feitos alguns ajustes no processo em função dos prazos solicitados pelo Centro de Seleção e Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), instituição que vai responder pela elaboração, aplicação e correção da prova, bem como pela classificação dos aprovados.
Com isso, o período de inscrições foi alterado para os dias 16 a 27 de setembro, com extensão até o dia 29 se o candidato optar por se inscrever pela internet. As provas serão aplicadas no dia 3 de novembro e os resultados serão divulgados no dia 26 de novembro. Depois disso, os aprovados passarão ainda por uma prova de títulos. O resultado final do concurso, com a prova mais a avaliação de títulos, será divulgado no dia 23 de dezembro.
Inscrições – O edital estará disponível na sede da Secretaria Estadual da Educação, nos Núcleos Regionais de Educação, no site do Governo do Estado na internet (www.pr.gov.br ) e no site do Cespe/UnB (www.cespe.unb.br ).
As inscrições poderão ser efetuadas nas agências bancárias listadas no edital ou no site do Cespe. A taxa de inscrição é de R$ 25,00.
Do total de vagas, 11.643 serão destinadas ao ensino de 5a a 8a séries e ao ensino médio, tanto regular quanto o de jovens e adultos, e 2.000 para as séries iniciais da educação especial. Os contratos prevêem jornada de 20 horas semanais.
Os interessados em concorrer devem possuir habilitação nas 11 disciplinas do chamado Núcleo Comum da educação básica, estabelecido pela Lei de Diretrizes e Bases, ou em alfabetização em educação especial. Poderão realizar até duas inscrições em disciplinas diferentes, desde que possuam a habilitação exigida e os horários das provas não sejam coincidentes.

Voltar ao topo