Zona do euro pode ter recessão, diz Almunia

Todos os países da zona do euro, incluindo a Espanha, correm o risco de cair em recessão, alertou nesta domingo (7) o comissário europeu para os Assuntos Econômicos e Monetários, Joaquim Almunia. “Ninguém pode ignorar o risco de uma recessão, que existe para todos os países industrializados. Mas a existência do risco não significa que nós já estejamos em recessão e, além disso, é muito possível que consigamos evitar uma recessão”, disse Almunia em entrevista para o jornal espanhol ABC.

Após a divulgação do inesperado crescimento de 0,7% no primeiro trimestre, a economia da zona do euro contraiu 0,2% no segundo trimestre. Muitos economistas prevêem que a região deve registrar nova contração no terceiro trimestre, como resultado dos elevados preços do petróleo, do euro fortalecido e da turbulência financeira.

 

 

O crescimento econômico francês deverá ser de “cerca de 1%” em 2008, afirmou hoje a ministra das Finanças do país, Christine Lagarde, acrescentando que a meta anterior do governo de expansão de 1,7% é “matematicamente impossível” de atingir. “Nós vamos sem dúvida ficar ao redor de 1%”, disse Lagarde em entrevista para a rede de televisão francesa LCI. Ela ressaltou que o desempenho da economia no terceiro trimestre “não será bom”.

A ministra avaliou que a economia francesa deve voltar a deslanchar nos dois primeiros trimestres de 2009. Ela disse esperar que o segundo semestre do ano que vem seja melhor do que o primeiro. Lagarde afirmou que o déficit orçamentário francês de 2008 não deve ficar no teto da União Européia de 3% do produto interno bruto (PIB). Ela informou que o governo trará previsões econômicas mais precisas na discussão do orçamento para o ano que vem, em 24 de setembro.