Wal-Mart vai manter Mercadorama e BIG

O consumidor do Sul do Brasil vai continuar comprando nas redes de supermercados Mercadorama, BIG, Nacional e Maxxi Atacado. A venda – pelo grupo português Sonae Distribuição Brasil – das redes de super e hipermercados para o gigante norte-americano de varejo Wal-Mart não vai trazer mudanças na ?fisionomia? das lojas espalhadas pelos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com a aquisição – detalhada ontem em Curitiba pelo presidente do Wal-Mart Brasil, Vicente Trius – o grupo passa a operar 295 unidades – entre hiper e supermercados, centros de distribuição, postos de gasolina, restaurantes e frigorífico – em 17 estados brasileiros. O valor da transação foi confirmado sobre o que já havia sido divulgado ontem: 635 milhões de euros – cerca de US$ 757 milhões.

Trius afirmou que a aquisição dos ativos do SDB reflete a importância do Brasil para o grupo, ?devido a sua relevância para o continente, potencial de mercado interno, qualidade de mão-de-obra e do setor produtivo nacional, tanto industrial quanto agronegócio?. E de olho nesse mercado, confirmou que em 2006 o Wal-Mart vai investir R$ 600 milhões para a abertura de outras 15 lojas em regiões como Fortaleza, Pernambuco, Alagoas, Salvador, São Paulo, Goiânia, Minas e Rio de Janeiro.

E não descartou a possibilidade de que o interior do Paraná possa ganhar novas lojas. Em Londrina, por exemplo, o grupo vem tentando construir uma unidade, porém existe um impasse em relação à área escolhida, que estaria sendo desapropriada pela Prefeitura para a construção de um teatro. Segundo o vice-presidente de Assuntos Corporativos, Wilson Mello Neto, eles continuam aguardando uma decisão, e não entendem por quê existe uma resistência da cidade. ?Se o concorrente está preocupado com a nossa chegada isso é bom, e quem ganha é o consumidor que terá concorrência de preços?, comentou.

Posição

A transação com a SDB inclui 37 hipermercados BIG, 91 supermercados – Mercadorama (24) e Nacional (67), 12 Maxxi Atacado, 4 centros de distribuição, 3 postos de gasolina, 7 restaurantes e um frigorífico. Nos quatro estados são 20 mil funcionários, e só no Paraná, 250 fornecedores. Vicente Trius confirmou que toda essa estrutura será mantida, assim como os termos contratuais que eram mantidos pela SDB para aquisição e aluguel de lojas – das 140 unidades, 122 são próprias e o restante locadas.

A aquisição do SDB soma ao grupo o Wal-Mart Brasil, que já possui 22 hipermercados Wal-Mart Supercenter, 15 atacados Sam?s Club, 2 supermercados Wal-Mart Todo Dia, 70 supermercados Bompreço, 28 hipermercados Hiper Bompreço, 8 Mini Bompreço, 7 lojas Balaio e 3 Hiper Magazine. Com isso, passam a ocupar a terceira posição no ranking da Associação Brasileira de Supermercados. Trius disse que a intenção do grupo é continuar crescendo no País com a aquisição de novas marcas, porém não quis adiantar se já existem negócios em andamento. O Wal-Mart iniciou suas atividades no Brasil há 10 anos, e hoje está presente em 15 países. 

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