Volks negocia acordo para criação de empresa

A Volkswagen espera fechar até a primeira quinzena de agosto um acordo com os sindicatos dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo e Taubaté para a criação da Autovisão. A nova empresa, cuja criação foi anunciada no começo da semana, teria a função de realocação 3.933 funcionários excedentes nas duas unidades.

Na reunião realizada ontem, que durou cerca de três horas, foi garantido aos sindicatos que o acordo de estabilidade no emprego, fechado com os funcionários das duas fábricas, será cumprido. Os empregados de Taubaté têm garantia de emprego até fevereiro de 2004. Na unidade do ABC, a estabilidade vai até novembro de 2006.

Segundo o vice-presidente de Recursos Humanos da Volks, João Rached, os trabalhadores que aderirem a Autovisão terão a garantia de emprego prevista nos acordos e continuarão sendo funcionários da montadora.

No entanto, os sindicatos ainda não chegaram a um entendimento com a empresa sobre as condições do remanejamento do pessoal excedente “O nosso tempo de negociação não é o mesmo da empresa. Não temos nenhuma pressa para negociar”, disse o presidente do sindicato de Taubaté, Antônio Oliveira, o Toninho.

O presidente do Sindicato do ABC, José Lopez Feijóo, disse que espera que a criação da Autovisão se transforme na geração de novos postos de trabalho e não no remanejamento do pessoal da Volks.

“Faremos esforços para manter este investimento [a Autovisão] sem romper o acordo. Mas, se houver rompimento, não haverá investimento”, disse Feijóo.

A paralisação, decidida pelos funcionários da Volks no início da semana, poderá ser deflagrada se a montadora descumprir os acordos de estabilidade.

A Volks e os sindicatos retomam as negociação sobre a forma de criação da Autovisão na quarta-feira da próxima semana, em Taubaté. O encontro está marcado para as 10h.

Voltar ao topo