Volks aposta em rastreador, mas não convence clientes

Há três meses, a Volkswagen colocou no ar uma grande campanha publicitária para anunciar uma novidade no mercado: seria a primeira montadora a colocar rastreadores por satélite em todos os carros que saíssem de suas fábricas. Era uma jogada de marketing ousada, que daria maior segurança aos clientes e possibilitaria redução nos gastos com seguro. Na semana passada, apenas três meses depois do início da campanha, a Volks voltou a fazer um comunicado ao mercado, desta vez com anúncios mais discretos, para informar que o programa dos rastreadores foi cancelado.

Ao ser anunciada, a estratégia de marketing foi tratada como pioneira, a ser copiada pelos concorrentes. Agora, ninguém quer assumir a culpa pelo fracasso da iniciativa. Cada um dos envolvidos tem uma versão diferente para a história. A Volks diz que poucos consumidores aderiram à promoção. A Crown Telecom, parceira no projeto e responsável pela instalação do sistema, reclama que o produto foi divulgado de maneira errada para os consumidores. As concessionárias acusam a montadora de ter cometido um erro grosseiro. O consumidor, por sua vez, não viu vantagem em pagar anuidade para ativar o rastreador.

O sistema de rastreamento permite a localização do veículo por meio de satélite ou de GSM por celular. Estima-se que há no País cerca de 800 mil veículos com esse tipo de equipamento, a maioria instalado pelas seguradoras.

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