Viajar fora de estação fica mais barato

“Nesta época do ano, as viagens, tanto nacionais quanto internacionais, saem de 20% a 30% mais baratas. Alguns roteiros, oferecidos por agências de turismo específicas, ficam até 50% mais baratos nos meses de baixa temporada”. A informação é do vice-presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens no Paraná (Abav-PR), Geraldo José Zaidan Rocha.

A baixa temporada começa em março e vai até o final de junho. Depois, acontece novamente de agosto até o início do mês de dezembro. “Nesta época, para conquistar clientes e manter o fluxo de caixa para despesas fixas, os hotéis costumam reduzir bastante suas diárias. Alguns resorts chegam a criar programações especiais para os hóspedes”, comenta Geraldo. “Por sua vez, as companhias aéreas lançam promoções e oferecem vôos noturnos bem mais em conta.”

Como a baixa temporada não coincide com os meses de férias escolares, o período é ideal para que casais sem filhos e aposentados planejem suas viagens. “Normalmente, quem viaja nesta época do ano são pessoas mais estabilizadas na vida, que não possuem crianças para cuidar, já se aposentaram ou podem escolher a época do ano em que querem tirar férias”, explica a proprietária da GR Turismo, de Curitiba, Íria Rocha. “Economicamente existem muitas vantagens.”

Entretanto, as vantagens não são apenas financeiras. Íria explica que, nos meses de baixa temporada, as viagens são mais tranqüilas, pois o fluxo de turistas nos hotéis, restaurantes e em atrativos turísticos também é menor. “Quem viaja fora de temporada geralmente enfrenta menos filas, não se depara com afobação e é melhor atendido tanto em hotéis quanto em restaurantes”, diz.

Cliente

Diante de tantos benefícios, o advogado Paulo Nalin optou em realizar suas viagens apenas em baixa temporada. Ele não tem filhos e costuma viajar com a esposa para a Europa. “Em épocas de férias escolares, os restaurantes e os museus ficam lotados. Nos hotéis, o atendimento dificilmente é o ideal. Até mesmo para locar um veículo fica mais complicado”, conta. “Viajar em baixa temporada é uma opção e tem me trazido muita satisfação. Não tenho filhos e não há o que me impeça.”

Voltar ao topo