Venda de genéricos de julho a setembro cresce 41% em relação a 2006

Brasília – As vendas de medicamentos genéricos no país aumentaram 41% em julho, agosto e setembro deste ano na comparação com o mesmo período em 2006. De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), esse foi o maior crescimento registrado do consumo desse tipo de medicamento no país.

Para a gerente-substituta de Medicamentos Genéricos da Anvisa, Graziela Araújo, o resultado pode ser atribuído ao avanço da qualidade dos medicamentos e à mudança de percepção dos consumidores. ?Os genéricos estão no mercado há sete anos e têm adquirido credibilidade tanto dos profissionais de saúde como dos pacientes?, ressalta.

Somente este ano, a Anvisa efetivou 2.266 registros de medicamentos genéricos. De acordo com a agência, esse tipo de medicamento responde por 12% do faturamento da indústria farmacêutica no Brasil, que movimentou aproximadamente R$ 80 bilhões em 2006, e correspondem 15% do total de medicamentos vendidos no país.

Com a entrada no mercado dos anticoncepcionais orais, aprovada pelo órgão na última segunda-feira (5), Graziela afirma que a expectativa é que as vendas dos genéricos aumentem ainda mais. ?A procura é muito grande no Brasil por conta do planejamento familiar?, explica.

Os médicos do Sistema Único de Saúde (SUS) são obrigados a receitar medicamentos pela denominação comum genérica. A mudança de mentalidade, segundo Graziela, ocorre com os médicos de instituições privadas, que podem prescrever tanto o medicamento de marca como o genérico, e com os farmacêuticos, que têm autonomia para trocar o de referência pelo genérico. Segundo Graziela, o médico só pode proibir a troca caso escreva na receita.

A especialista garante que o medicamento genérico tem o mesmo efeito do produto de referência e passa por testes de qualidade que garantem a eficácia e a segurança. Ao todo, existem dois tipos de testes: os de equivalência, em que os remédios são testados em laboratório, e de bioequivalência, feitos em seres vivos para verificar a absorção do remédio.

Em relação aos riscos de falsificação de medicamentos genéricos, Graziela afirma que o próprio consumidor pode colaborar com a Gerência de Fiscalização e Inspeção da Anvisa e denunciar os remédios suspeitos. Ela ressalta ainda certos procedimentos para reconhecer os genéricos.

De acordo com a gerente da Anvisa, é possível identificar o medicamento genérico no mercado por meio da embalagem específica, sem marca veiculada e com o logotipo G numa faixa amarela. Por lei, o genérico deve ser, no mínimo, 35% mais barato que o medicamento de referência ? associado a uma marca.

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