Varejo começa a cortar juros

Rio – Sob o impacto da queda de 5,6% no movimento e agarrando-se à expectativa de o governo cortar a taxa básica de juros do país, os varejistas resolveram se mexer para sair do marasmo de vendas. Nas redes de eletrodomésticos, a estratégia está sendo baixar os juros e ampliar o crediário. A Tele-Rio, por exemplo, reduziu de 4,4% para 3,5% a taxa para o parcelamento em 12 vezes. E o crediário em seis parcelas sem juros, antes restrito a aparelhos de ar-condicionado, foi estendido aos produtos de linha branca, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar.

– Os preços e os juros estão muito altos. Vou esperar caírem para comprar a TV de 29 polegadas que venho namorando – disse Regina Villela na loja Insinuante, que parcela em 18 vezes, mas com juro alto: 7,29% ao mês (132,65% ao ano). Os percentuais da Arapuã também são altos, mas cederam. Nos planos de oito a dez vezes, caíram de 7,63% para 6,15%.

– As redes estão doidas para fazer mudanças. Só aguardam o empurrão do governo – avaliou Luiz Veiga, diretor da Associação Brasileira de Shopping Centers, que aposta em queda de 1,5 ponto na Taxa Selic.

Segundo o economista Luiz Roberto Cunha, a queda de dois pontos na Selic não mudará o dia-a-dia da indústria e do comércio.

– Não sei se dois pontos percentuais mudam alguma coisa. A renda do trabalhador continua baixa e não há perspectiva de emprego, mas o sinal é bom – diz Cunha.

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