Tecnologia de interligação de redes reduz gastos com telefone

O recente reajuste das tarifas da telefonia fixa no Brasil acendeu a luz vermelha em empresas de grande, médio e pequeno porte. O sinal vermelho deve se traduzir, nos próximos meses, em aumento de demanda por tecnologias que contribuam para a redução dos custos de transmissão de dados e voz. Essa é a previsão da Siemens, cuja divisão Enterprise, voltada ao segmento corporativo, detém 67 % do mercado de soluções em telecomunicações fixa para empresas no País.

Segundo Gilberto Gaio, consultor de tecnologia da Siemens, essas tecnologias permitem uma redução de até 40% na conta telefônica. Um dos serviços oferecidos é a interconexão entre PABXs, que é indicado para as empresas com presença em várias localidades, sejam fábricas ou rede de filiais. Esta solução se aplica a todas as empresas, desde as grandes até os pequenos varejos. “Dentre as vantagens alcançadas com a tecnologia, uma delas é a ligação telefônica gratuita entre os funcionários, de qualquer região, sem cobrança de impulsos”, afirma Gaio. A rede interligada de voz e dados é uma tecnologia que nos últimos cinco anos ganhou destaque entre as empresas que querem integrar todas as formas de comunicação em apenas uma operação, sem ter que pagar mais por isso. Pela nova rede, escritórios ou fábricas de uma mesma corporação ficam interligados com sua comunicação de dados e de voz.

Conforme a distância envolvida entre as localidades da empresa, a solução de interligação pode ser realizada por rádio de microondas (antenas), por cabos de fibra-ótica, ou mesmo ser contratado um serviço de interligação de rede de dados das operadora de telecomunicações.

A interligação também permite a economia em custos de chamadas de longa distância. Com a existência desta facilidade entre as diversas regiões, qualquer chamada telefônica que um funcionário faça para fora da empresa, percorre, primeiramente, este “túnel gratuito” até encontrar a saída mais próxima do destino final. “O custo da ligação acaba muitas vezes sendo apenas o de uma chamada local, reduzindo fortemente as despesas mensais com chamadas de longa distância”, explica Gaio.

Uma das empresas que adotou o sistema de interconexão foi a distribuidora de combustível FIC, que opera em 15 estados e tem mais de 15 mil clientes. “Com a economia que nós estamos conseguindo de 15% ao mês, estimamos um prazo de 18 meses para pagar o investimento de meio milhão de reais”, diz Luis Watanabe, gerente de tecnologia da FIC. Na filial da FIC, no Estado do Mato Grosso, por exemplo, o funcionário liga para a matriz em Paulínea, São Paulo, e a empresa não paga um impulso.

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