Supermercados apostam em boas vendas

Final de ano sempre foi considerado o melhor período em vendas do varejo. As comemorações de Natal e Ano Novo, a chegada das férias escolares e o verão, além do 13.º salário e bonificações faz com que o comércio esteja ainda mais aquecido, pois existe um maior volume de dinheiro em circulação. Em dezembro de 2005 as vendas cresceram nominalmente 35,32% em relação a novembro, sendo que ano passado surgiram os piores índices de inadimplência devido aos empréstimos consignados em folha. Para esse ano, a perspectiva nacional é que as vendas sejam 15% maiores que no mesmo período de 2005.

Segundo Everton Muffato, presidente da Apras – Associação Paranaense de Supermercados, o aumento de vendas no Paraná deve chegar em 16% em relação às vendas do final do ano anterior. ?Esse ano ,além dos produtos tradicionais como aves e panetones, haverá uma grande procura pelos produtos importados, tanto alimentícios como os artigos de bazar?, observa.

Para esse aumento, o varejo deve abrir um número maior de empregos, devido à logística que demanda o aumento de compra e a reposição de mercadoria – no Paraná a previsão de contratação no setor supermercadista será de 10%, gerando 6 mil novos empregos e destes, 20% são efetivados.

Quanto à queda dos números de vendas do setor supermercadista, no Paraná a queda não foi em volume, mas em faturamento. ?O que aconteceu foi a deflação dos preços, gerando uma margem menor para os supermercados?, conta Everton. O consumidor neste ano esteve mais contido em suas compras, porém nas datas sazonais isso reverte, principalmente na ceia de Natal, uma tradição que vem se mantendo ao longo dos anos. 

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