Sindicatos protestam contra demissões em Sorocaba

Representantes de 60 sindicatos de trabalhadores do Estado de São Paulo participaram de uma manifestação, nesta segunda-feira, 9, em Sorocaba, contra a demissão de 217 funcionários da empresa Sorocaba Refrescos, fabricante e distribuidora da Coca Cola na região. A dispensa coletiva ocorreu no final de fevereiro e desde então os trabalhadores estão acampados na frente da empresa, na zona oeste da cidade, à margem da Rodovia Raposo Tavares.

O protesto, liderado pelo Sindicato dos Rodoviários de Sorocaba e Região, culminou com a invasão do Terminal Santo Antonio, o principal terminal de passageiros da cidade. Houve atraso na saída dos ônibus urbanos e o trânsito ficou complicado. Os mais de 300 manifestantes se dirigiram à prefeitura da cidade, na zona leste. A carreata terminou no ponto de partida, em frente à fábrica. De acordo com o presidente do sindicato, João Paulo Estausia, o objetivo era chamar a atenção da população para o drama dos demitidos.

A empresa informou que as dispensas foram realizadas por terem sido terceirizados os serviços de expedição e transporte dos produtos. O sindicato entrou com processo no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região visando a reverter as demissões, mas ainda não houve julgamento. No último dia 3, um caminhão de entregas de refrigerantes da empresa foi atacado e incendiado em Araçoiaba da Serra. A Guarda Municipal da cidade relacionou o ataque aos protestos dos demitidos da Sorocaba Refrescos, mas o sindicato negou qualquer ligação entre os casos.

Voltar ao topo