ANIVERSÁRIO

Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Paraná completa 100 anos

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Gráficas do Estado do Paraná (Stig-PR), o mais antigo sindicato em funcionamento no Paraná, completa neste sábado (30) 100 anos de existência. Além da festa para os seus filiados, hoje e amanhã, a entidade comemora também o bom momento do mercado, com empresas crescendo bastante e com vagas disponíveis para profissionais da área.

O presidente do Stig-PR, Leonel Souza Ramos, conta que as empresas paranaenses vêm acompanhando as constantes mudanças no setor, trabalhando com o que há de mais moderno em equipamentos. “Nosso Estado conta com grandes empresas na indústria gráfica. Contamos desde as mais simples até companhias com mais de mil funcionários. Todas elas estão bem atualizadas, investindo bastante em maquinários, e pagando bons salários. Por conta disto, o trabalhador paranaense está sempre se atualizando, buscando novos conhecimentos. Isso faz com que ele tenha seu valor reconhecido, pois é comum indústrias de outros estados buscarem profissionais no Paraná”, revela.

Nascido como Centro Graphico Paranaense (o nome atual surgiu em 1942, durante o governo de Getúlio Vargas), a entidade surgiu para dar suporte aos trabalhadores. A principal bandeira do sindicato na época era de reduzir a jornada de trabalho, que chegava até 16h diárias. “O sindicato nasceu no mesmo período em que houve o crescimento das exportações da erva-mate, que precisavam cada vez mais de rótulos mais especializados para atender ao seu mercado consumidor. Porém, isso gerou uma sobrecarga do trabalhador, cuja jornada era muito estafante. Assim surgiu o sindicato”, resume.

Ramos conta que o sindicato sofreu maus bocados principalmente no período da ditadura militar (1964-1985). “Nós tínhamos que nos reunir escondidos. A polícia descia o cacete na gente se nos pegassem nestas atividades sindicais. Alguns sindicalistas ‘sumiram’. Não foi fácil lidar com esta repressão, mas felizmente sobrevivemos e estamos fortes”, afirma.

O presidente garante que o sindicato está pronto para lidar com todos os contratempos para os próximos 100 anos. “Não é fácil uma entidade, seja ela qual for, chegar nesta expressiva marca. Sinto que estamos cada vez mais fortes, prontos para lidar com qualquer situação. Estamos todos orgulhosos com a história que o sindicato construiu nestes 100 anos. Posso afirmar que o Stig-PR terá uma longa vida pela frente”, avalia.