Shoppings estão com espaços lotados

Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), ?o índice de vacância (vagas para lojistas) em shopping centers nunca esteve tão baixo desde o início do acompanhamento em 2002?. O balanço final de 2006 apontou um total de apenas ?2,5% de espaços vagos em shoppings de todo o país?. A demanda por lojas nesses centros também é crescente em Curitiba.

Na cidade existem pelo menos cinco grandes shoppings e um outro, considerado o maior da América Latina, já está sendo construído. De acordo com a maioria das administradoras desses centros de comércio, mesmo aumentando a oferta de espaços, a procura não diminui.

A gerente de Marketing do Shopping Crystal Plaza, Lylian Vargas, diz que nos dez anos de funcionamento do espaço, a procura sempre foi muito boa. Entre quiosques e lojas, são 175 espaços, quase todos sempre preenchidos. ?Deve haver duas vagas livres, mas já existe uma reserva técnica, de lojistas interessados?, revela. Segundo Lylian, a maioria das marcas que compra lojas ainda na planta, antes da construção do shopping – considerando localização e infra-estrutura -, têm sucesso e permanecem com o espaço.

Ainda de acordo com a gerente do Crystal, o novo shopping de Curitiba, Palladium, do mesmo grupo, será inaugurado somente no próximo ano. No entanto, 70% dos espaços já estão vendidos. ?Muitas são as vantagens que tem o shopping em relação ao espaço de lojas da rua: primeiro concentra um público maior; segundo que oferece mais segurança; e terceiro, e mais importante, é que tem o visual, a beleza e criatividade clássicas dos shoppings?, explica.

O Shopping Mueller, que este ano completa 24 anos, tem um espaço amplo. São, em média, 210 lojas, mas todas elas, segundo a gerente de Marketing Laura Ranaldi, estão preenchidas. Apesar de estar 100% ocupado, a procura de lojistas continua grande e há até ?fila de espera?. Também os quiosques do shopping nunca ficam vazios. Esses têm uma movimentação (rotatividade) maior, mas, segundo a profissional, a demanda por essas vagas também é alta.

Além do Mueller e do Crystal, os shoppings Curitiba, com 180 lojas no total, e Barigüi, com mais de 200, também têm a maior parte dos espaços ocupados. Como explica a gerente de marketing da Abrasce, Luciana Lana, shopping center é um formato de varejo que se consolidou: veio dos Estados Unidos e se adaptou muito bem no Brasil. ?Os shoppings vêm obtendo um desempenho muito bom, o que tem deixado os lojistas satisfeitos. Enquanto as diversas associações comerciais do País apontam crescimento em torno de 5% nas vendas de 2006, nos shoppings esse total chega a 10%, isso que motiva os lojistas a procurarem esse espaço?, explica a representante da associação. 

Voltar ao topo