Setor de call center registra crescimento

Considerada uma das maiores empresas de call center do País, a SoftMarketing decidiu ampliar suas instalações físicas. Até o final do mês, ela deixa definitivamente o endereço no bairro Batel – onde ocupava área de 1.500 metros quadrados – e vai para o bairro Portão, onde passará a ocupar área de 5.000 metros quadrados. A mudança exigiu investimento de US$ 2,5 milhões – pouco mais de R$ 5 milhões -, valor aplicado sobretudo na tecnologia e na infra-estrutura.

?O setor de telemarketing é um negócio que tem crescido no mundo todo. Hoje há cerca de 800 mil pessoas empregadas diretamente no telemarketing?, afirmou o diretor-superintendente da SoftMarketing, Onez Mario da Silva, que acumula a função de diretor da regional Sul da Associação Brasileira de Telemarketing. Segundo ele, a expectativa é que o retorno do investimento ocorra em no máximo três anos. Entre os clientes da SoftMarketing estão empresas como a GVT, HSBC, Unimed, Panamericano, Wal Mart, entre outras.

?É difícil fazer uma previsão acertada do tempo de retorno, porque estamos trazendo quatro unidades do grupo para um só espaço?, explicou. Além da SoftMarketing, vão para o bairro Portão a Soft Risk, Soft Multi Partner e a Soft Research. As quatro, além da Soft Cine Vídeo, formam a Soft Global Group, que pertence a Onez e seus dois irmãos, Osmar Silva e Marcelo Francisco.

De acordo com o diretor-superintendente, esse é o segundo maior investimento isolado do grupo, atrás apenas da mudança da Soft Cine Vídeo do Batel para o Parolin e a compra de equipamentos, que exigiram investimento de quase US$ 5 milhões. ?Na produtora, tudo é mais caro?, justificou.

Com as novas instalações da SoftMarketing, o número de posições (mesa com computador e telefone para o atendimento) passa dos atuais 250 para 700. Com isso, o número de funcionários também aumenta, de 670 para 3,1 mil. ?As seleções ainda estão acontecendo?, comentou. E ao contrário de diversas empresas, que procuram se concentrar nos jovens e oferecer a oportunidade do primeiro emprego, Onez explicou que no caso da SoftMarketing a preocupação é também com pessoas que passaram dos 50 anos e têm dificuldade em se manter no mercado de trabalho. ?Vamos estar ocupados em dar o último emprego. Tem muita gente que passou dos 50 anos, tem competência, está preparada, é estável e não consegue trabalho?, apontou.

Entre os critérios que serão observados na seleção dos candidatos estão o fato de que a pessoa realmente precise trabalhar, que ela more o mais próximo do trabalho, que seja comunicativa, tenha uma voz boa. Dependendo a função, é importante ainda que ela tenha poder de persuasão. Em outros casos, basta que seja uma pessoa serena, calma, centrada. ?Atendemos, por exemplo, a Unimed. Quem liga já está com o estado emocional abalado, tem uma pessoa doente na família e a última coisa que quer é falar com um atendente que não tem paciência?, explicou. Para uma jornada de seis horas de trabalho por dia, o piso salarial na SoftMarketing é de R$ 430,00. Segundo Onez, outra preocupação da empresa é com deficientes físicos. Em todo o estabelecimento há rampas e banheiros adaptados para cadeirantes.

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