Serviços ainda são recorde em reclamações

Os números de 2004 mostram que o setor de Serviços, pelo sexto ano consecutivo, é o campeão das queixas com 42.127 atendimentos junto ao Procon/PR (Coordenadoria de Proteção e Defesa do Consumidor), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Cidadania. Produtos ficou em segundo lugar, com 19.989 registros, em sua maioria de vestuário, acessórios e vendas de veículos.

Assuntos Financeiros ficou na terceira posição, principalmente em razão dos bancos, financeiras e cartões de crédito, com 19.557 atendimentos. Seguiram-se as áreas de Habitação (5.158), Saúde (5.014), Consórcio (1.446) e Alimentos (901). Além desses, o Extra-Procon, situações que não se referem a consumo, e outros serviços totalizaram 27.901 atendimentos.

As informações foram transmitidas ontem pelo coordenador estadual do Procon, Algaci Túlio, no Dia Internacional do Consumidor. Segundo ele, o ano de 2004 fechou com quantidade recorde de atendimentos desde o início das suas atividades, em 1991. Foram 122.167 registros de consumidores, o que representa um aumento de mais de 50% em relação ao ano anterior e bem distante das 13.810 queixas da época da criação do órgão.

Várias atividades foram desenvolvidas pelo Procon, para marcar a data. Técnicos e estagiários, e também o coordenador, passaram o dia na Boca Maldita, no centro de Curitiba, esclarecendo dúvidas da população quanto a problemas de consumo, medicamentos genéricos e distribuindo material educativo. As reclamações e informações se concentraram em telefonia fixa e celular, escolas, e prestação de serviços diversos.

Boca Maldita

A obrigatoriedade do pagamento da assinatura básica no serviço de telefonia fixa foi a principal dúvida dos consumidores no atendimento de rua. A orientação do Procon é a de aguardar a decisão judicial, pois esta cobrança será automaticamente retirada das contas de todos os usuários, caso o julgamento seja favorável aos consumidores.

Outras dúvidas levantadas dizem respeito a listas de medicamentos genéricos, que devem estar à disposição dos consumidores nas farmácias, juros cobrados por financeiras, problemas relativos a aluguel e auto-escolas.

Para que o consumidor possa obter dados quanto a reclamações de fornecedores, já está disponibilizado na internet, www.pr.gov.br/proconpr, o Cadastro de Defesa do Consumidor. Nele, é possível saber o número de queixas resolvidas ou não pela empresa, antes de se efetuar uma compra ou contratar um serviço. O cadastro contém informações sobre os cinco últimos anos.

O atendimento no Procon é gratuito e as dúvidas podem ser esclarecidas pelo Disque Procon 0800-41-1512, das 8h30 às 18h, ou pessoalmente no Espaço da Cidadania, Alameda Cabral, 184, esquina com a Rua Cruz Machado, Curitiba, entre 9h e 17h. É preciso trazer o RG, CPF, comprovante de residência e da relação de consumo (nota fiscal, recibo, contrato etc) para fazer a reclamação. 

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