Segundo Stephanes, juro agrícola cairá, a questão é para quanto

O ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, admitiu nesta segunda-feira (4) que os juros agrícolas para o financiamento da safra 2007/2008 irão cair dos atuais 8,75% ao ano. Porém disse que o novo porcentual ainda não foi definido pelas equipes técnicas de sua pasta e do Ministério da Fazenda.

"Com certeza os juros vão cair, a questão e o problema é discutir para quanto", disse o ministro que participa do Ethanol Summit, em São Paulo (SP). De acordo com Stephanes, até o final deste mês serão fixadas todas as condições para o Plano de Safra 2007/2008, a ser anunciado em julho "e essa questão de juros estará incluída", completou.

Ele voltou a criticar os aumentos nos preços dos adubos e fertilizantes e a falar em cartelização dentro do setor produtivo desses insumos. Afirmou que o governo "consulta uma série de inteligências" nessa área para tentar resolver a questão. "O aumento se dá por uma certa cartelização, um controle na área de adubos e defensivos, com crescimento nos custos acima de 40% do ano passado para este", explicou o ministro.

O ministro lembrou que, além do problema de monopólio do setor de adubos e fertilizantes, com poucos produtores no controle da matéria-prima, outros fatores pressionaram os preços desses insumos, como a expansão da cultivo do milho nos Estados Unidos e o crescimento da agricultura na China.

Voltar ao topo