Segunda prévia do IGP-M de outubro fica em 0,86%

A segunda prévia do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de outubro subiu 0,86%, em comparação com o aumento de 1,05% apurado em igual prévia do indicador em setembro. O índice serve como balizador de correções de alguns títulos emitidos pelo Tesouro Nacional e Depósitos Bancários com renda pós fixadas acima de um ano, além de ser utilizado para a correção de contratos de aluguel e indexador de algumas tarifas, como energia elétrica.

Segundo a FGV, os três indicadores que compõem a segunda prévia do IGP-M de outubro apresentaram comportamentos distintos. Enquanto o Índice de Preços ao Atacado (IPA) teve ligeira redução, com alta de 1,15% na prévia anunciada hoje, em relação ao aumento de 1,52% na segunda prévia de setembro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) avançou, com uma alta de 0,25% na segunda prévia de outubro, ante elevação de 0,13% em igual prévia do mesmo índice em setembro. Já o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) teve avanço de 0,48% na segunda prévia de outubro, ante alta de 0,32% na segunda prévia do IGP-M de setembro.

Até a segunda prévia de outubro, o IGP-M acumula elevações de 4 97% no ano e de 6,09% no período acumulado de 12 meses encerrados em outubro. O período de coleta de preços para cálculo da segunda prévia do IGP-M de outubro foi do dia 21 de setembro a 10 de outubro.

Voltar ao topo