Gestão

Secretaria de Agricultura estuda fusão de autarquias deficitárias

Está em fase de conclusão o estudo realizado por um grupo de trabalho da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná (Seab) sobre a viabilidade de suas autarquias. A Companhia de Desenvolvimento Agropecuário do Paraná (Codapar), a Empresa Paranaense de Classificação de Produtos (Claspar, a Centrais de Abastecimento do Paraná S. A. (Ceasa) e o Centro Paranaense de Referência em Agroecologia (CPRA) estão sendo avaliados sobre critérios do funcionamento da agricultura.

“Será apresentado um relatório para o governador avaliar a necessidade de se manter da forma como estão tais autarquias. Na minha opinião, Claspar, Codapar e Ceasa poderiam se fundir em uma única empresa de prestação de serviços na área agrícola”, antecipa o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. “Estruturas como a Claspar e a Codapar foram se fragilizando ao longo do tempo, estão envelhecidas e acabaram perdendo seu objeto social, tanto que a folha de pagamentos não fecha se o Estado não comprar os serviços dessas autarquias”, observa. “A fusão dessas duas autarquias provavelmente vai acontecer”, antecipa.

No caso do CPRA, Ortigara explica que está em processo de consulta se deve ser mantido como estação de pesquisa ou se é mais viável incorporá-lo ao Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). “Por enquanto o CPRA é uma autarquia criada com sete cargos e nenhum funcionário”, critica o secretário.