Sardenberg para o conselho da Anatel

Brasília (AE) – O governo encaminhou ao Senado a indicação do embaixador Ronaldo Sardenberg para o cargo de membro do conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Sardenberg ocupava a chefia da missão brasileira na Organização das Nações Unidas (ONU) e será substituído pela embaixadora Maria Luíza Viotti.

O convite a Sardenberg foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no mês passado, para que o embaixador assuma também a presidência da Anatel. Mas a nomeação para a presidência do órgão ocorre normalmente depois que a indicação para o conselho for aprovada pela Comissão de Infra-Estrutura e pelo plenário do Senado.

Sardenberg ocupará uma das duas vagas abertas no conselho diretor da Anatel. O primeiro posto no conselho está aberto há mais de um ano, desde novembro de 2005, quando terminou o mandato do ex-presidente da agência Elifas Gurgel do Amaral. A segunda vaga foi aberta em novembro do ano passado, com a saída de Luiz Alberto da Silva.

O embaixador Ronaldo Sardenberg é formado em Direito pela Universidade do Brasil e foi professor do Instituto Rio Branco e da Universidade de Brasília. De 1995 a 1998, ocupou a Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República no governo Fernando Henrique Cardoso. No primeiro semestre de 1999, foi nomeado ministro extraordinário de Projetos Especiais, sendo o responsável pelas políticas nuclear e espacial e pelos projetos Sipam e Sivam (Sistema de Vigilância da Amazônia).

No período de julho de 1999 a 2002, no segundo mandato de Fernando Henrique, foi ministro da Ciência e Tecnologia. Em 2003 assumiu a representação do Brasil nas Nações Unidas. A indicação para a outra vaga ao conselho da Anatel caberá ao PMDB. O ministro das Comunicações, Hélio Costa, que é do partido, disse que o PMDB encaminhará a indicação ao presidente na próxima semana.

Voltar ao topo