Orientação

Sanepar alerta consumidores no litoral

A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está alertando os consumidores que não pagaram as contas de água de residências no litoral, para que regularizem suas situações. O objetivo é evitar transtornos ao próprio consumidor e a sobrecarga de serviços.

Segundo a Sanepar, há um maior volume de serviços de religamentos do fornecimento de água nas vésperas de Natal e Ano Novo, quando o número desse tipo de serviço alcança picos de 300 religamentos por dia.

Segundo o gerente da Sanepar no litoral, Romilson Gonçalves, a orientação é para que o consumidor, antes de pegar a estrada, verifique se a situação do imóvel quanto ao fornecimento de água está regularizado.

A orientação também serve para quem pretende alugar um imóvel durante a temporada de verão. Basta entrar em contato pelo serviço de atendimento 115 e fornecer o endereço para saber se não há débito pendente.

“O problema que enfrentamos todos os anos é com o cidadão que chega na praia com a família e ainda precisa fazer o pagamento para que o fornecimento de água seja restabelecido”, diz.

Para regularizar a situação, os proprietários dos imóveis em débito também podem comparecer em um dos postos de atendimento ao cliente espalhados pelo Estado ou solicitar a segunda via do boleto para pagamento pelo endereço www.sanepar.com.br, no menu “agência virtual”. O religamento, no entanto, não é automático, sendo necessário uma solicitação pelo serviço após o pagamento.

De acordo com a Sanepar, o consumidor fica sujeito à suspensão do fornecimento de água após o 31.º dia após o vencimento do última fatura. Além de correr o risco de ficar sem água, o proprietário do imóvel ainda terá que arcar com uma multa referente à regularização do débito, acrescido de juros.

Quem deixou acumular as contas, por exemplo, de abril a novembro, poderia ter pago, mensalmente R$ 16,35 para ter água tratada o tempo todo, totalizando no período R$ 130,80. Para regularizar a situação, o valor pode superar os R$ 150,00 e devem ser pagos em uma única vez.

Estrutura

Segundo Romilson Gonçalves, a Sanepar direcionou sua estrutura operacional para dar conta da demanda de religamentos nos períodos de 20 de dezembro a 3 de janeiro.

Segundo ele, isso permite que o fornecimento de água seja regularizado em um prazo de até cinco horas. Em períodos de baixa temporada, o serviço é prestado em um prazo de 24 horas.

Para evitar filas, a empresa dobrou o número de atendentes até o dia 15 de janeiro em Guaratuba, Matinhos e Pontal. A medida serve como precaução para qualquer eventualidade possa ser resolvida com rapidez.

“Isso tem dado resultado nos últimos anos. Com as equipes de prontidão, o tempo de conserto para qualquer incidente é três vezes menor do que o habitual”, diz.

De acordo com o gerente da Sanepar, a estrutura também foi preparada para dar suporte ao aumento da produção da companhia. Segundo ele, fora do período de férias, a média diária é de 600 litros por segundo. Durante a temporada esse número sobe para 850 litros por segundo. “O pico da produção, historicamente, acontece durante o réveillon, quando o fornecimento chega a mil litros por segundo”, afirma.

Gonçalves conta que a média mensal de fornecimento de água no litoral é de 700 mil metros cúbicos mês. Em dezembro a produção média sobe para 1 milhão de metros cúbicos, enquanto que em janeiro o fornecimento chega a 1,5 milhão de metros cúbicos.

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