Sai zoneamento para agricultura

Brasília

– O secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ivan Wedekin, lançou ontem o zoneamento agrícola (Zoagro) para o milho 2.ª safra (safrinha) no Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, para o sorgo no Ceará, Paraíba, Pernambuco e Sergipe e para o feijão macaçar no Piauí. O anúncio foi feito durante audiência na Comissão de Agricultura e Política Rural da Câmara dos Deputados.

Wedekin anunciou também o zoneamento para o trigo irrigado e de sequeiro em Mato Grosso e de milho em Alagoas. Ele destacou ainda a importância desse instrumento para que os produtores possam aderir ao seguro agrícola oficial (Proagro). Os agricultores interessados em se habilitar ao programa devem consultar o site do ministério (www.agricultura.gov.br) ou buscar informações em cooperativas, sindicatos rurais e agentes financeiros.

O zoneamento agrícola é um instrumento que oferece informações e indicações aos produtores sobre a cultura mais adequada para cada município e a melhor época para plantá-la. O Zoagro usa dados acumulados em 30 anos por um sofisticado sistema de monitoramento e também mede o risco climático nas principais regiões produtoras do País. Além disso, indica os melhores tipos de solo e de sementes, a fim de reduzir as perdas nas lavouras, garantir o abastecimento e manter o equilíbrio dos preços dos produtos.

Para aderir ao seguro agrícola oficial (Proagro), os produtores precisam seguir as regras estabelecidas pelo Zoagro. Os dados do zoneamento são coletados pela Embrapa e parcerias.

Voltar ao topo