Safra menor reduz vendas no interior

O comércio varejista em agosto de 2005, avaliado pela Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio-PR), teve desempenho diferente nos três principais pólos de comércio do Estado (Região Metropolitana de Curitiba, Londrina e Maringá). A comparação de vendas entre agosto de 2005 e o mesmo mês do ano anterior indica crescimento para RM de Curitiba (2,93%) e quedas expressivas em Londrina (-6,03%) e Maringá (-6,67%). Esses números podem também indicar que o dia dos pais no corrente ano, no interior do Estado, foi mais fraco que em 2004.

Os números das vendas acumuladas em 2005, período janeiro-agosto, em comparação com o mesmo período do ano anterior, apontam: na RM de Curitiba ocorre um crescimento nos oito primeiros meses do ano de 4,92%; em Londrina, para o mesmo período, identifica-se uma queda de -2,20%; em Maringá, tem-se um crescimento de 0,38% nos oito primeiros meses do ano.

Como justificativa para o baixo desempenho do varejo, a Fecomércio-PR cita a queda nos preços de comodities agrícolas importantes, associada a estiagem do início do ano que causou redução na safra; o patamar mais elevado dos preços dos derivados de petróleo; a taxa de juros que continua elevada; e a correção nos salários dos funcionários públicos federais inferior à inflação de 2004.

Voltar ao topo