Safra de grãos em 2008 deve ser recorde e superar 130 milhões de toneladas

Brasília – A produção de grãos no país deverá registrar níveis recordes neste ano. Segundo projeções divulgadas nesta quarta-feira (9) pelo Ministério da Agricultura, a safra brasileira de grãos 2007/2008 está estimada em 130,7 milhões de toneladas, contra 120,8 milhões de toneladas do período 2006/2007.

Segundo o ministério, o próximo ano também será de quebra de recorde. Para a safra 2008/2009, a previsão é que o volume produzido suba para 136 milhões de toneladas.

Ao apresentar os números, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Reinhold Stephanes afirmou que a estimativa para a próxima safra representa o dobro dos níveis registrados em 1993. Ele também fez projeções para alguns produtos, como o etanol.

Para o ministro, o aumento da produção de etanol deverá continuar, mas de forma moderada. ?O mercado internacional ainda não está demandando o produto no nível do que o Brasil produz?, alegou.

Stephanes alegou ainda que a safra recorde não deve representar problemas para o meio ambiente. Ele alegou que o desmatamento na Amazônia, "não tem nada a ver com o aumento da produção agrícola brasileira". ?As lavouras de soja ocupam apenas 3% das terras agricultáveis, por isso não significam perigo para a preservação ambiental?, argumentou.

De acordo com Stephanes, os Ministérios da Agricultura e do Meio Ambiente estão plenamente afinados. Ele informou que, no próximo ano, o Ministério do Meio Ambiente terá concluído um mapeamento completo com as áreas de interesse ambiental, as degradadas e as que estão sendo utilizadas pela agricultura e a pecuária.

O ministro descartou ainda o risco de catástrofes naturais reduzirem a safra e aumentar os preços. ?As chuvas moderadas que se esperam para 2008 não deverão afetar significativamente a produção nem os preços?, destacou.

O ministro informou que são exportados 44% da soja produzida no país. Para outros produtos a proporção de vendas para o exterior é de 20%, no caso do milho, 25% das carnes em geral, 20% do álcool, 70% do café, 30% do açúcar e 80% dos suínos criados no país.

Voltar ao topo