Meteorologia

Safra de grãos do Paraná deve crescer 15,8%

A safra 2009/2010 poderá ter, no Paraná, uma produção 15,8% maior que a obtida no período anterior. De acordo com o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado ontem, o Estado deverá produzir 28,9 milhões de toneladas de grãos, contra 24,9 milhões produzidos na safra 2008/2009.

O órgão também prevê uma produtividade 14,6% maior que na última safra, com 3,25 mil quilos de grãos produzidos por hectare, contra 2,8 mil no período anterior.

De acordo com os números da Conab, que confirmam levantamentos anteriores, o Paraná deverá ser destaque na produção de soja, junto com o Mato Grosso. A área plantada com a oleaginosa teve o maior crescimento registrado no País, com mais 313,3 mil hectares passando a ser destinados ao plantio do produto.

A soja ganhou área principalmente do seu maior concorrente, o milho, que tem, hoje, maior custo por hectare, preços mais baixos, menos liquidez e, além disso, tem a cultura menos resistente a secas.

De acordo com o levantamento, as chuvas previstas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para dezembro e janeiro devem ser acima do normal e isso deve beneficiar as lavouras, ao contrário do que aconteceu na última safra, quando houve estiagem.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulga sua previsão simultaneamente à Conab, reavaliou para cima a estimativa para a produção de soja, em relação ao mês passado.

O órgão está prevendo uma produção recorde de 13,4 milhões de toneladas, volume 41,1% maior do que o do ano passado, quando a safra colhida foi de 9,5 milhões de toneladas.

O Instituto está prevendo uma área 8,1% maior, passando de uma área ocupada de 4,05 milhões de hectares, na safra passada, para 4,38 milhões de hectares este ano.

Otimismo

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Valter Bianchini, afirmou estar otimista com a recuperação da produtividade das principais culturas de grãos plantadas no Paraná, como soja, milho e feijão.

Segundo ele, os patamares históricos de alta produtividade estão retornando na safra 2009/2010. O secretário chegou a projetar a volta do Estado à liderança nacional na produção de grãos perdida este ano para o Mato Grosso, com um volume de produção acima de 30 milhões de toneladas.

Já o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, afirmou hoje que a safra de grãos 2009/2010 poderá ser recorde caso o clima se comporte bem nos próximos meses.

De acordo com o levantamento da Conab, a safra nacional será de 140,6 milhões de toneladas de grãos. O recorde foi registrado há dois ciclos, quando atingiu a marca de 144,1 milhões de toneladas.

Stephanes disse ainda que a área de plantio vem mostrando pouca evolução nos últimos anos, o que significa que o crescimento da produção tem ocorrido em cima do aumento da produtividade. No ciclo 2008/2009, a área plantada foi de 47,7 milhões de hectares e a expectativa da estatal para a safra 2009/2010 é de 48 milhões de hectares.

Voltar ao topo