Rodovias pedagiadas têm maior fluxo

O Índice ABCR, que mede o fluxo de veículos nas rodovias concedidas do País, aponta para o crescimento da atividade econômica em julho. Produzido pela Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias, em conjunto com a Tendências Consultoria Integrada, o indicador registrou no mês passado um aumento de 1,0% em relação a junho, considerado o ajuste sazonal.

Em comparação com julho de 2004, o Fluxo Total cresceu 2,4%. Nos últimos 12 meses, a alta é de 3,8%. De acordo com Guilherme Maia, economista da Tendências, ?o resultado positivo de julho teve forte influência do tráfego de leves?.

No mês passado, o Fluxo de Veículos Leves cresceu 3,5% em comparação com o mês anterior, na série dessazonalizada. Em relação a julho de 2004, a alta registrada é de 4,4%. Nos últimos 12 meses (acumulado agosto/2004 a julho/2005 sobre agosto/2003 a julho/04), o aumento foi de 3,9%.

A abertura dos dados do Índice ABCR aponta, em julho, para uma queda de 1,7% no Fluxo de Veículos Pesados, na comparação com junho, com ajuste sazonal. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, a queda é de 2%. Nos últimos 12 meses (acumulado agosto/2004 a julho/2005 sobre agosto/2003 a julho2004), o tráfego de pesados, no entanto, tem alta de 3,4%.

A partir deste mês, o ajuste sazonal das séries do índice ABCR será feito pelo método X-12 Arima (em substituição ao método X-11). Este procedimento, que é o mais recente e tem sido utilizado por várias instituições oficiais (entre elas o IBGE), apresenta avanços importantes, como uma maior suavização das séries e a consideração de efeitos específicos do calendário brasileiro.

Caminhões no Paraná

No Paraná, o Índice ABCR de fluxo pedagiado de veículos pesados de julho registrou queda de 6,5% em relação a junho (dado com ajuste sazonal). Já o índice ABCR total de julho registrou crescimento de 1,0%, influenciado pelo aumento de 6,5% no fluxo de veículos leves.

 De acordo com Guilherme Maia, da Tendências, ?o resultado do fluxo de veículos pesados indica uma diminuição da atividade produtiva do PR no mês de julho, uma vez que o fluxo de veículos pesados tem relação direta com a produção: se a produção é menor, há menos caminhões nas estradas?.

Na comparação com julho de 2004, o fluxo pedagiado apresentou elevação de 0,5%. O tráfego de veículos leves teve crescimento de 6,4%, e o de veículos pesados registrou queda de 8,6%.

Nos últimos doze meses (acumulado ago/04 a jul/05 sobre ago/03 a jul/04), o fluxo pedagiado total apresentou elevação de 2,5%. Houve crescimento de 5,7% no fluxo de veículos leves. O movimento de veículos pesados caiu 2,3% no período.

Voltar ao topo