Rodada de negócios na feira de máquinas

Compradores internacionais de máquinas e equipamentos para madeiras vieram ao Brasil para participar de uma rodada de negócios com os fabricantes nacionais. Os encontros começaram ontem e estão sendo realizados na Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos e Produtos para a Extração e Industrialização da Madeira e do Móvel (Femade 2002). As reuniões, que duram em média 45 minutos, continuam hoje e reúnem compradores do México, Rússia, Guatemala, Bolívia, Uruguai, Chile, França, Alemanha e Inglaterra.

Thelma Vieira Batista, da área de Promoção de Comércio Exterior da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), conta que o objetivo principal dessas rodadas é ampliar as exportações brasileiras. Atualmente, 10% da produção brasileira é destinada ao mercado internacional, o que responde por uma movimentação de US$ 20 milhões ao ano. Itália e Estados Unidos são os maiores compradores brasileiros. Das 73 empresas do setor, 27 estão sediadas no Paraná, que responde por 50% do faturamento nacional.

A escolha dos compradores levou em conta as possibilidades de negócios. “Foi realizado uma pesquisa para identificar os mercados potenciais, ou seja, que estão interessados em negociar com o Brasil. Depois disso, identificamos os fabricantes que podem atender a demanda e promovemos essa rodada para intermediar o contato”, revela Thelma. A vinda dos compradores foi financiada pela Abimaq e contou com o apoio da Agência de Promoção das Exportações (Apex). A Femade 2002 será realizada até sábado, no Expo Trade de Pinhais, região Metropolitana de Curitiba (PR). A feira reúne 150 expositores e ocupa 13 mil metros quadrados de área. A promoção é da Abimaq e da Hannover Fairs Sulamérica, que esperam a visita de 20 mil pessoas durante os cinco dias da feira.

Voltar ao topo