Reunião vai discutir projeto de pesquisa com cogumelos

Nesta sexta-feira, 21/06, pesquisadores de diversas instituições brasileiras estarão reunidos na Embrapa Florestas para discutir a importância dietética e medicinal dos cogumelos, técnicas de cultivo para produção comercial e processos de cultivo específicos para produção de determinados princípios químicos.
O uso de cogumelos é pouco difundido no Brasil, mas é grande sua importância nutricional e medicinal. Países como China, Japão, Estados Unidos e vários da Europa fazem uso de seus benefícios, mantendo certas espécies deste grupo de fungos como parte da dieta alimentar. No Brasil, as espécies mais conhecidas são o champignon, o shiitake e o shimeji – para consumo in natura, desidratado ou em conserva – e o cogumelo do sol, que é desidratado e consumido no mercado interno na forma de chá ou exportado para o Japão, onde foi comprovada a sua ação antitumoral.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária  Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, já vem há alguns anos investindo em pesquisas relacionadas a cogumelos, tanto pela capacidade nutricional e terapêutica quanto pela possibilidade de agregar valor através de sua produção. As florestas brasileiras, pela sua elevada biodiversidade, apresentam um grande número de espécies nativas, cuja biologia e propriedades precisam ser estudadas.

Voltar ao topo