Restam dois candidatos à direção da OMC

O francês Pascal Lamy e o uruguaio Carlos Pérez del Castillo são os únicos candidatos para o cargo de diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), após a eliminação do candidato das Ilhas Maurício, Jayen Cuttaree. ?Participamos da disputa e perdemos?, declarou Cuttaree, explicando que ficou sabendo de sua eliminação de maneira informal.

Cuttaree disse que Lamy encabeça as preferências dos 158 países membros da OMC, seguido por Pérez del Castillo, na segunda rodada da eleição, sem anunciar a diferença entre eles.

A eleição do sucessor do tailandês Supachai Panitchpakdi, cujo mandato acaba no dia 31 de agosto, acontece por eliminação. Em cada rodada, o candidato que recebe menos votos sai da disputa. Em princípio, o vencedor deve ser designado por consenso no mais tardar no final de maio.

Na primeira rodada da eleição de 15 de abril, Pascal Lamy obteve o primeiro lugar das preferências dos países membros e o candidato brasileiro Luiz Felipe Seixas Correa, que foi o último, teve que retirar sua candidatura.

Voltar ao topo