Requião na assembléia francesa de Rhône-Alpes

O governador Roberto Requião foi recepcionado ontem pelo parlamento da Assembléia Plenária do Conselho Regional de Rhône-Alpes (semelhante à Assembléia Legislativa do Paraná), e pelo presidente da região, Jean-Jack Queryranne, que apresentou o Paraná como um dos principais pontos de referência nas relações entre o Brasil e a França na atualidade.

?O sucesso das parcerias com o Paraná tornou o Estado uma referência na França e exemplo positivo de acordos de cooperação. A visita do governador Requião à França possibilitou estreitar ainda mais essas relações?, declarou Queryranne, em sua breve apresentação aos deputados franceses sobre as parcerias em andamento com o Estado.

O presidente da região foi aplaudido ao apresentar o Paraná como um Estado modelo na resistência aos transgênicos. ?Isso sob o ponto de vista das relações agrícolas entre o Paraná e Rhône-Alpes é uma garantia para os franceses que poderão contar com produtos livres de qualquer contaminação por Organismos Geneticamente Modificados (OGMs)?, fortaleceu o presidente.

Requião iniciou seu discurso depois de ter sido recebido com as honras de chefe de Estado pelo parlamento da região de Rhône-Alpes, a quem exprimiu satisfação pela possibilidade de participar de uma reunião da Assembléia francesa. O governador chegou ao local em um momento de debates calorosos entre os políticos sobre temas regionais.

?O debate é essencial para a democracia e no Brasil eles também ocorrem desta forma. Estamos aqui justamente para debater e avaliar contatos comerciais que abriram ainda mais espaço para parcerias e cooperação. As relações aqui avançaram de forma extraordinária e eficiente?, relatou Requião.

O governador reafirmou que a garantia dos bons resultados se deve ao contato direto entre estado e província, porque gera oportunidade de negócios a pequenos e médios empresários paranaenses e não apenas a multinacionais.

Visita

No período da tarde a comitiva paranaense visitou a Insa, instituição de ensino especializada em ciência e tecnologia, sendo a mais renomada da Europa. Cerca de seis mil alunos estudam na Insa, sendo mil alunos de diversos países do mundo e 80 brasileiros.

A Insa já mantém intercâmbio com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e deverá iniciar o mesmo processo com as universidades estaduais por solicitação do governador Requião. Os convênios serão voltados às áreas de energia, engenharia mecânica, biologia e saúde.

Voltar ao topo