Emprego

Renault projeta criar terceiro turno no Paraná

O primeiro utilitário esportivo da Renault no Brasil, o Duster (previsto para o segundo semestre 2011), poderá gerar de 500 a mil novos empregos na unidade de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). É isso que pretende a Renault, caso atinja a meta de crescimento em 20%, percentual bem acima do estimado pelo setor, que é de 8%. Se tudo sair conforme planeja o presidente da Renault do Brasil, Jean Michel Jalinier, as novas vagas serão criadas para garantir a implantação do terceiro turno. A medida vai permitir que a empresa passe a operar no limite da sua capacidade.

Atualmente, a unidade paranaense opera em dois turnos, que garantem uma produção anual de 180 mil veículos. Para esse número, a empresa conta com cinco mil colaboradores. Com o advento do terceiro turno, a produção poderá ser ampliada para até 250 mil carros por ano.

Alguns fatores reforçam a expectativa pela confirmação da abertura do terceiro turno. O Brasil já é o terceiro principal mercado da empresa, ficando atrás apenas da própria França e da Alemanha. Além disso, 2010 tem sido um dos mais expressivos em termos de vendas e produção da história da Renault brasileira. Neste ano, a empresa registrou recorde de desempenho nas operações em território nacional, com alta de 35% nos emplacamentos, 42% na produção e 57% nas exportações, em relação a 2009.

Em termos de volume, a previsão da empresa é fechar o ano com 150 mil veículos emplacados e mais de 170 mil unidades produzidas, incluindo veículos de passeio e utilitários. “O crescimento nas vendas da Renault do Brasil reflete um movimento que já era previsto para este ano. Isso nos deixa muito satisfeitos, ainda mais por se tratar de um crescimento em um mercado altamente competitivo como é o brasileiro”, ressaltou Jalinier, durante a coletiva realizada ontem para o lançamento do Fluence, novo sedã médio importado da Argentina.

A Renault deve encerrar 2010, segundo informações da sua assessoria de imprensa, com participação de mercado da ordem de 4,8%. Em 2009, era 3,9%.

Para 2011, a Renault visa um aumento de 25% no volume de emplacamentos e 10% na quantidade produzida. A meta de expansão das vendas para o ano que vem é em 20% em relação a 2010. Como parte das estratégias da empresa para cumprir tal objetivo, a Renault quer abrir 25 novos pontos de vendas no País, principalmente na região Sul. Hoje são 180 pontos espalhados por todo o território brasileiro.