Real valorizado afeta vendas externas de carro brasileiro

Carros produzidos no Brasil perderam espaço em quase todos os mercados internacionais, antes importantes clientes. Até os países do Mercosul trocaram parte do produto brasileiro por veículos de outras regiões, especialmente da Ásia. Com preços mais altos por causa do dólar barato, o carro nacional perde competitividade.

Para estancar a queda nas exportações, as montadoras contam com o pacote que o governo deve anunciar este mês com medidas como crédito especial para operações externas e linhas de financiamento para novos projetos. Hoje, o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financia 60% das exportações, porcentual que deve crescer.

O banco também abrirá uma linha com juros abaixo dos atuais e prazos mais longos para financiar o aumento da capacidade produtiva das montadoras e fabricantes de autopeças. Com as vendas internas batendo recordes, muitas empresas operam no limite da capacidade. Apesar disso, é unânime no setor a necessidade de se manter no mínimo 20% da produção voltada às exportações.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

Voltar ao topo