Qualificação para trabalho em bares e restaurantes

O setor de bares e restaurantes ainda não sabe o quanto pode faturar com a realização da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, mas estima que o faturamento pode dobrar em relação a um mês de movimento normal.

Mais do que um aumento na receita, bares, restaurantes e até ambulantes têm papel fundamental para o acolhimento de turistas de todo o País e do exterior que passarão pelas cidades-sedes durante o Mundial.

Por isto, os profissionais que atuam nesta área dependem de capacitação para um bom atendimento e de segurança alimentar. Eles também podem ser indutores do turismo dando dicas e orientações para os turistas.

Estes pontos são as bases do projeto Bem Receber Copa, feito pelo Ministério do Turismo em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel).

O programa foi apresentado ontem para entidades do setor em Curitiba. A meta é treinar mais de 15 mil funcionários até 2013 em todo o País. O investimento chega a R$ 14 milhões, vindos do governo federal.

Serão ofertadas aulas presenciais e material didático para empresas e entidades que representam o segmento nas 12 cidades que vão receber os jogos e em outras regiões potencialmente turísticas.

Os profissionais serão capacitados em aspectos do País, de sua cidade ou região, cidadania, atendimento ao cliente e segurança alimentar, entre outros assuntos. Também haverá aulas de inglês e espanhol para quem faz atendimento no salão de mesas.

“Às vezes o turista vem de carro, fica na casa de amigos. Mas necessariamente ele vai passar por um restaurante, que poderá ajudar no direcionamento certo destes clientes. E nem sempre será para o turismo. Qualquer pessoa pode precisar de um hospital, por exemplo”, comenta o presidente nacional da Abrasel, Paulo Solmucci Júnior.

Os ambulantes também serão beneficiados no programa. Eles vão passar por cursos de atendimento ao turista e segurança alimentar. Também receberão um material em seis línguas diferentes para recepcionar o turista e entregar à ele um guia com as informações da cidade.

Uma pessoa que fala inglês, por exemplo, vai apontar em um cartaz a frase correspondente a “Se você fala inglês, aponte aqui”. Cada língua terá uma cor diferente e por essa associação o ambulante também poderá contribuir para uma recepção melhor dos visitantes.

O Ministério do Turismo vai instalar os Pontos de Informação ao Turista nos empreendimentos que vão participar do projeto. Eles vão funcionar como se fossem centros de atendimento ao turista, mas estarão espalhados pelas cidades e em uma quantidade maior do que a já existente.

“Os restaurantes e bares tem uma grande capacidade de multiplicação de informações, uma capilaridade muito importante. E também tem capacidade de gerar um fluxo turístico em outras regiões do Paraná e na própria cidade. Assim há condições do turista permanecer mais tempo na cidade”, afirma Juliana Vosnika, presidente do Instituto Municipal de Turismo. Além da capacitação dos profissionais, os restaurantes e bares vão oferecer cardápios com tradução pelo menos em mais uma língua.

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