Programa para nikkeis estimula empreendedorismo em Curitiba

O Sebrae no Paraná e parceiros lançam nesta quinta-feira, dia 2, um novo serviço de apoio empresarial para descendentes de japoneses que querem ser empresários ou que mantêm pequenos negócios em Curitiba. Paralelamente e de forma complementar ao Dekassegui Empreendedor, projeto nacional para os nipo-brasileiros que buscam no Japão recursos financeiros para montar negócios próprios no Brasil, o Programa Nikkei Empreendedor é uma iniciativa local, aberta para toda a comunidade fixada na capital. O lançamento do Nikkei Empreendedor, no auditório do Sebrae, está marcado para as 19h30. Além da apresentação do programa, está prevista palestra com Cláudio Ayabe, filho de imigrantes japoneses e autor do livro Gambaru – O Poder do Esforço e da Perseverança.

"O Sebrae oferece soluções para os nipo-brasileiros que querem melhorar seus negócios ou montar suas próprias empresas. Temas como comportamento empreendedor, planejamento, marketing, finanças e gestão empresarial serão abordados durante os quatro meses de programa", informa o consultor do Sebrae em Curitiba, Leandro Krug Libano Batista. O Nikkei Empreendedor é fruto de uma parceria do Sebrae com a Associação Brasileira de Dekasseguis (ABD); Associacão Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira de Curitiba (Nikkei Curitiba); Associacão dos Ex-Bolsistas Brasil-Japão do Paraná (APAEX); Instituto de Economia e Tecnologia Paraná-Hyogo; e Casa do Estudante Nipo-Brasileira de Curitiba (Seinenkai- Cenibrac).

A primeira turma do Nikkei Empreendedor vai atender 20 empresários e futuros empresários. A parceria prevê encontros coletivos e cursos, a custos subsidiados. Além disso, um consultor credenciado junto ao Sebrae estará à disposição na sede da ABD, gratuitamente e uma vez por semana, para consultorias individuais. Os integrantes de entidades nikkeis em Curitiba terão desconto de 30% nos cursos oferecidos durante o programa. "Queremos, de forma personalizada, dar atenção aos descendentes de japoneses que apostam em nosso País. O Nikkei Empreendedor também aproxima ainda mais Sebrae e parceiros dos dekasseguis que anualmente partem para o Japão e dos que retornam para o Brasil", assinala Leandro Krug Libano.
 
Presença marcante

Existem hoje no Brasil aproximadamente 1,4 milhão de descendentes japoneses, a maioria concentrada em São Paulo, de acordo com a ABD. O Paraná é o segundo estado em número de descendentes, com 150 mil em média. Curitiba, Londrina e Maringá concentram a maior parte da comunidade no Estado. As três cidades também acolheram os dekasseguis. O fenômeno dekassegui teve seu auge no final da década de 1980, quando o governo japonês passou a conceder visto de trabalho para descendentes japoneses com residência no Brasil. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, havia 312 mil nipo-brasileiros no Japão, em 2006. Muitos retornam ao Paraná e montam pequenas empresas.

Pesquisa do Sebrae Nacional, junto à comunidade dekassegui, ajuda a entender um pouco melhor a realidade vivida pelos descendentes japoneses fixados no Brasil. A pesquisa revela que apenas 38% dos empreendimentos comandados por nipo-brasileiros que retornam ao País, depois de uma temporada no Japão, mantêm-se abertos passados dois anos. A taxa média de sucesso nacional é 49%. Com a orientação do Sebrae, essa taxa tende a crescer. No Paraná, por exemplo, a taxa geral de sucesso dos empreendedores que buscam o conhecimento do Sebrae pode chegar a até 80%, no mesmo período. "O Nikkei Empreendedor vai ajudar a estruturar pequenos negócios", aposta Leandro Krug Libano, do Sebrae.

O lançamento do Programa Nikkei Empreendedor acontece nesta quinta-feira, dia 2, a partir das 19h30, no auditório do Sebrae em Curitiba – Rua Caeté, 150. O evento é gratuito e faz parte da "Comissão IMIN 100 Curitiba" que comemora o centenário da imigração japonesa em Curitiba.

Voltar ao topo