Profissionais de sustentabilidade ganham campo no mercado

Com a constante pressão da sociedade pela conservação dos recursos naturais, a procura por uma nova gama de profissionais pode ficar cada vez mais intensa. Trata-se dos profissionais da área de sustentabilidade, que estão cada vez mais valorizados, já que precisam aliar viabilidade econômica com responsabilidade socioambiental.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Responsabilidade de Sustentabilidade do Isae/FGV, Ligia Martins, uma das áreas que já emprega profissionais especializados em sustentabilidade é a de desenvolvimento de biocombustíveis setor que nasceu da necessidade da utilização da geração de energias alternativas. Segundo ela, cerca de um milhão de pessoas atuam nessa área.

Segundo ela, tanto as empresas quanto o mercado de trabalho vêm reconhecendo a importância da atuação dos chamados greenjobs (trabalho verde em inglês).

“Toda a sociedade já entende a urgência dessa questão. Isso pressiona os governos a cada vez mais buscar políticas de sustentabilidade, o que deve incentivar a abertura de novas vagas”, afirma.

Otro grande diferencial da área de sustentabilidade é que podem atuar nela profissionais de diversos níveis de formação, seja superior ou não. Segundo Ligia o profissional especializado nessa área precisa ter visão estratégica, saber antecipar cenários, buscar soluções inovadoras.

A coordenadora do curso de sustentabilidade no Centro Europeu, Eliane Doin, afirma que a maioria das empresas precisa aliar a sua imagem e a de seus produtos à responsabilidade socioambiental e por isso há necessidade de capacitação dos profissionais ligados à esta questão.

Ela explica que o curso do Centro Europeu, que dura 340 horas, aborda temas como meio ambiente e cidadania, educação ambiental, sistema de gestão ambiental e fundamentos da legislação ambiental.

“Esse curso não se limita a apenas aulas em sala, mas prevê visitas técnicas em empresas de geração de energia e de madeira e celulose, para ver como a sustentabilidade ambiental é tratada”, conta.

Eliane afirma que o leque de atuação dos profissionais de sustentabilidade é enorme. “Os três pilares do desenvolvimento sustentável, que centraliza responsabilidade econômica, ambiental e social, está presente em diversas áreas, desde a agricultura até a produção de terciários”, diz. Mais informações pelo telefone (41) 3222-6669 ou no site www.centroeuropeu.com.br.

Informações para esta coluna podem ser enviadas para emprego@oestadodoparana.com.br

Voltar ao topo