Produção industrial aponta quadro de estabilidade

O coordenador de indústria do IBGE, Silvio Sales, disse nesta terça-feira (1º) que a queda de 0,50% registrada na produção industrial brasileira em maio ante abril ocorre após dois crescimentos consecutivos ante mês anterior. Segundo ele, os dados confirmam que "a produção em 2008 está em nível elevado, mas com um quadro, ao longo do ano, de estabilidade".

Sales afirmou que o crescimento de 2,4% da indústria em maio ante maio do ano passado é "bastante moderado" em relação aos demais resultados verificados este ano ante igual mês do ano anterior, mas os dados de maio foram muito influenciados pelo efeito calendário. Ele explica que enquanto o mês de maio do ano passado teve 22 dias úteis, em 2008 foram apenas 20 dias. Além disso, de acordo com Sales, o efeito base de comparação começa a ficar muito elevado a partir de maio, já que os aumentos apurados mensalmente em 2007 foram significativos e "especialmente ascendentes a partir daquele mês".

Sales ressalta que o efeito desfavorável do calendário voltará a ocorrer em junho mas, no segundo semestre, o calendário vai "jogar favoravelmente" com os resultados mensais, já que todos os feriados cairão no fim de semana, o que não ocorreu em 2007.

Voltar ao topo