Produção do Estado vai bater recorde

A safra agrícola de verão e de inverno 2006/07 do Paraná caminha para uma produção recorde, de 30,38 milhões de toneladas, um pouco acima do recorde obtido na safra 2002/03, quando foram produzidas 30,37 milhões de toneladas no Estado. Se confirmada essa produção, ela será 27,2% superior à do ano passado, quando foram produzidas 23,88 milhões de toneladas de grãos, o que vai corresponder a um acréscimo de 6,5 milhões de toneladas no volume de produção este ano.

Conforme o levantamento de safra do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, para o mês de abril, a safra paranaense 06/07 deverá ser responsável por 23,2% da produção de grãos em todo o País, que deverá atingir 131,1 milhões de toneladas, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Esse resultado confirma o Paraná como o maior produtor nacional de grãos.

O levantamento do Deral, no mês de abril, demonstra que a colheita da safra de verão já está quase concluída e que o plantio da safra de inverno, está em andamento. O secretário da Agricultura, Valter Bianchini, alerta que a confirmação da safra recorde este ano depende da retirada do campo da produção do milho safrinha e das lavouras de inverno que estão sendo plantadas.

Produção em alta

A safra de verão, praticamente concluída, foi impulsionada pelo bom desempenho da produção de soja, que será recorde, e do milho. Com 95% de área colhida, a soja deverá atingir 11,8 milhões de toneladas, um volume 7,67% superior à maior safra do grão já colhida no Paraná, que foi 10,96 milhões de toneladas no biênio 02/03. Com esse resultado, o Paraná é o segundo produtor de soja, responsável por 21% da produção nacional.

A safra normal de milho, plantada e colhida no verão 06/07, aponta para uma produção de 8,77 milhões de toneladas. Se somado ao resultado esperado da safrinha, que está em fase de plantio, a colheita total de milho no Paraná poderá atingir 14,38 milhões de toneladas, um resultado próximo da safra recorde 02/03 quando foram colhidos 14,4 milhões de toneladas de milho no Estado. Esse resultado representa 28% da produção nacional de milho e confirma o Paraná como líder de produção, destacou o diretor do Deral, Francisco Simioni.

A produção de feijão da primeira safra no Paraná também teve bom desempenho, apesar de ter sofrido com excesso de chuvas. No Estado, são 140 mil agricultores familiares que cultivam o feijão, responsáveis por 70% da produção estadual. O Paraná produz três safras de feijão por ano, que juntas devem resultar em 820 mil toneladas este ano, segundo estimativa do Deral.

O potencial de produção da cana-de-açúcar no Paraná está oscilando entre 44 a 45 milhões de toneladas na safra deste ano, O Estado é o segundo produtor nacional com uma área cultivada de 547 mil hectares, o que lhe assegura uma participação de 8,4% da produção nacional. A região noroeste, com destaque para os municípios de Paranavaí, Umuarama e Maringá, responde por 60,1% da produção estadual.

A estimativa de plantio de trigo foi reavaliada pelo Deral e o resultado aponta para uma área cultivada de 900.436 hectares, 2,6% maior do que a safra passada, quando foram plantados 877.291 hectares. O Paraná é o maior produtor de trigo no País, responsável por 52% da produção nacional do grão. Atualmente 20% da área foi plantada e as lavouras estão em condições normais de desenvolvimento, principalmente após as chuvas da semana passada.

Voltar ao topo