Produção de petróleo cresce 1,8% em fevereiro, diz ANP

A produção de petróleo no País cresceu 1,8% em fevereiro ante janeiro. Na comparação com fevereiro de 2013, houve aumento de 3,6%, segundo o Boletim da Produção da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Já a produção de gás natural atingiu o recorde de 83,2 milhões de metros cúbicos por dia em fevereiro. O volume representou um aumento de 3,6% em relação a janeiro, acima do recorde registrado em dezembro de 2013, quando a produção ficou em 81,6 milhões de metros cúbicos diários. Em relação a fevereiro do ano passado, o crescimento na produção foi de 8,8%.

Somando a produção de gás natural com a de petróleo, o Brasil registrou um montante de 2,613 milhões de barris equivalentes por dia em fevereiro, sendo 2,090 milhões de barris diários de petróleo e 83,2 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural.

Segundo a ANP, a produção no pré-sal aumentou 8,2% em fevereiro frente a janeiro, totalizando 471,9 mil barris de óleo equivalente por dia, sendo 386,8 mil barris diários de petróleo e 13,5 milhões de metros cúbicos por dia de gás natural. A produção teve origem em 26 poços, localizados nos campos de Baleia Azul, Caratinga, Barracuda, Jubarte, Linguado, Lula, Marlim Leste, Pampo, Sapinhoá, Trilha e na área de cessão onerosa Entorno de Iara.

A queima de gás natural em fevereiro totalizou 4,3 milhões de metros cúbicos por dia, uma queda de 10,5% em relação a janeiro. Na comparação com fevereiro de 2013 houve recuo de 5,9%. O aproveitamento do gás natural no mês foi de 94,8%.

Os campos operados pela Petrobras responderam por 91,9% da produção de petróleo e gás natural no mês. A ANP informou que 91,8% da produção de petróleo e 71,5% da produção de gás natural tiveram como origem os campos marítimos. O campo de Marlim Sul, na bacia de campos, foi o de maior produção de petróleo, com média de 263,9 mil barris por dia. O maior produtor de gás natural foi o campo de Lula, na bacia de Santos, com média diária de 7,4 milhões de metros cúbicos.

Voltar ao topo