Produção de manufaturas cai 0,1% no Reino Unido

A produção do setor de manufatura do Reino Unido em dezembro foi mais fraca que a esperada, caindo pela primeira vez em oito meses. De acordo com o Escritório Nacional de Estatísticas (ONS, na sigla em inglês), a produção de manufaturas recuou 0,1% em dezembro, na comparação com novembro. Em relação a dezembro de 2009, houve alta de 4,4%.

A queda mensal está ligada ao clima extremamente frio, que prejudicou a produção de bens para o setor de construção. Os números decepcionaram os economistas, que esperavam alta mensal de 0,4% e anual de 5,5%. Em novembro, havia sido registrada alta de 0,6% no mês e de 5,1% no ano.

A produção industrial mais ampla – que inclui manufatura, mineração, eletricidade e abastecimento de gás e água – cresceu 0,5% em dezembro, depois de subir 0,6% em novembro. Em termos anuais, a expansão foi de 3,6%, após a alta de 3,2%. Os dados de novembro foram revisados. Economistas previam que a produção industrial cresceria 0,5% em dezembro ante novembro e 3,7% ante dezembro de 2009.

Grécia

Em outra divulgação do dia, a agência de estatísticas Ellstat, da Grécia, informou que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 5,2% em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano passado, mais de duas vezes a taxa média de inflação da zona do euro. Em termos mensais, o CPI recuou 0,7% em janeiro ante dezembro, depois de aumentar 0,4% no último mês do ano passado. As informações são da Dow Jones.

Portugal

A taxa de inflação anual de Portugal atingiu seu maior patamar em três anos em janeiro, impulsionada pelos preços dos alimentos e dos combustíveis, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas (INE). O índice de preços ao consumidor (CPI) avançou 3,6% no mês passado em relação ao mesmo período de 2010, depois de subir 2,5% em dezembro. Em bases mensais, o CPI teve alta de 0,6% em janeiro ante dezembro.

Em bases harmonizadas da União Europeia, o índice de preços ao consumidor de Portugal aumentou 3,6% em janeiro ante o mesmo mês do ano passado e subiu 0,5% em relação a dezembro. Os preços ao consumidor dos países da zona do euro – que reúne os 17 países que utilizam o euro como moeda – subiram 2,4% em janeiro, em comparação com o mesmo período de 2010, de acordo com uma estimativa publicada em 31 de janeiro. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo