Queda

Preço do combustível em Curitiba é 12% menor que a média nacional

O consumidor curitibano que abastece o carro com álcool ou gasolina percebeu uma queda no preço dos combustíveis nas últimas três semanas. O preço médio praticado em Curitiba é de R$ 2,35 para a gasolina e R$ 1,35 para o álcool. Os valores da gasolina são 12% menores que a média nacional, calculada em R$ 2,69 pela Ticket Car.

A empresa Ticket Car capta mensalmente os preços de combustíveis praticados nos 8 mil postos credenciados, cobrindo todo o Brasil. Desse banco de dados, são feitas análises de preços de combustível por Unidade da Federação, veículos Flex, além de disponibilizar indicadores de mercado como inflação, IGPM e IPCA para apoiar o Gestor de Frota em suas principais decisões estratégicas.

Na região do bairro Bacacheri, a maioria dos postos baixou o preço dos combustíveis. Os preços caíram até R$ 0,20 por litro em relação aos valores cobrados em março. “Temos que manter o preço nesta média para não perdermos nossa clientela”, afirma Jair Cobus, gerente do Auto Posto Portal do Solar.

Para Jair, o combustível ficou mais barato por que o consumidor ficou mais exigente na procura por preço e qualidade. “O mercado tem suas regras contra as quais a gente não pode lutar. As distribuidoras não baixaram os preços, mas nós tivemos que apertar o cinto para nos adaptarmos” explicou.

A redução contraria as previsões de que as alterações tributárias do governo do Paraná, ocorridas em final de março, fariam os preços dos combustíveis disparar. O efeito nas bombas foi o contrário.

“O que faz cair o preço é a lei do mercado, a oferta e a procura. A tendência atual é o preço cair mais ainda” disse César França, gerente do Auto Posto Jardim Alegre no Bacacheri.

Diante das condições do mercado, os comerciantes precisam ser criativos para manter a fidelidade dos consumidores. “Quase todos os postos estão dando descontos e fazendo promoções para atrair a clientela” declarou França.

Consumidor

A queda no preço do álcool e da gasolina é comemorada pelos motoristas. Para a empresária Ellen Rebeca, trata-se de uma vitória do consumidor. “A redução é ótima. Hoje em dia o cliente pode ajudar a determinar o preço”.

A estratégia de Ellen Rebeca é pesquisar e selecionar o serviço. “Devemos evitar abastecer em postos de determinadas bandeiras que praticam preços abusivos para desestimulá-los”, opinou.