Porto de Antonina terá conselho próprio

O Porto de Antonina terá o seu próprio Conselho da Autoridade Portuária (CAP). A decisão consta na Portaria 356, assinada pelo ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, e publicada ontem no Diário Oficial da União. Dentre as atribuições do CAP, estão a definição de tarifas e a elaboração de projetos para o porto.

A próxima etapa será a composição do CAP, que será formado por quatro blocos representados pelo poder público, pelos operadores portuários, pelos trabalhadores do porto, e pelos usuários de serviços portuários e afins, totalizando 16 membros. Composição formada conforme determina a Lei 8630/93, no seu artigo 31, mais conhecida como Lei de Modernização dos Portos.

O CAP de Antonina, depois de instalado e de ter seus membros nomeados, será responsável pela criação do Órgão Gestor de Mão-de-Obra – Ogmo, que até então ficava subordinado ao Porto de Paranaguá. O Ogmo vai intermediar as questões trabalhistas entre a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e os sindicatos de trabalhadores que atuam em Antonina.

A sua implantação é uma reivindicação antiga. De acordo com a lei, cada porto organizado deve constituir seus próprios CAP e Ogmo. Para se ter uma idéia das dificuldades, os trabalhadores portuários de Antonina precisam hoje se dirigir ao CAP de Paranaguá, a 30 quilômetros de distância, para resolver suas pendências e reclamações trabalhistas.

?A criação do CAP, aprovada oficialmente pelo ministro, proporcionará uma maior autonomia ao Porto de Antonina, que continua sendo dirigido pela Appa, mas poderá ampliar sua discussão sobre o novo porto que estamos construindo a partir de uma proposta moderna e competitiva?, afirmou Eduardo Requião, superintendente da Appa.

Os principais produtos movimentados pelo Porto de Paranaguá alcançaram índices positivos no mês de novembro. Dados divulgados ontem mostraram que as operações, com produtos do segmento da Carga Geral, obtiveram uma variação positiva de 6,79% nos volumes acumulados em 2005 em comparação a 2004. De janeiro a novembro deste ano a movimentação das mercadorias industrializadas e semi-manufaturadas alcançaram 6,5 milhões de toneladas, enquanto que no mesmo período do ano passado, o volume foi de 6,1 milhões de toneladas.

Neste segmento, os destaques ficaram por conta das exportações de algodão (crescimento de 16%), couro (42%), cargas congeladas (46%), açúcar (41%) e cerâmica (43%) e a importação de celulose que registrou crescimento de 53%. Novembro foi o terceiro melhor mês do ano para as operações com mercadorias da Carga Geral, com aumento de 21,3% no comparativo com o mesmo mês de 2004.

A movimentação de granéis sólidos também apresentou importantes destaques nos principais produtos movimentados pelo porto. A importação de cevada registrou crescimento de 64% no comparativo do acumulado de 2004 e 2005. A exportação de soja e farelo obteve, entre janeiro e novembro, incremento de 2,58% e de 5,11%, respectivamente.

A maior alta foi registrada nos embarques de açúcar, com aumento de 26% em relação ao acumulado de 2004. Em relação ao desempenho de 2005, novembro foi o melhor mês para a movimentação de granéis sólidos, com patamar positivo de 43% em comparação a novembro de 2004.

Os granéis líquidos também foram superiores no comparativo do acumulado do ano. Enquanto de janeiro a novembro de 2005 as operações chegaram a 3,6 milhões de toneladas, no mesmo período de 2004, o volume foi de 3,4 milhões de toneladas, um acréscimo de 4,4%.

Veículos e contêineres

As operações com veículos, entre importações e exportações, pelo Porto de Paranaguá registraram, no acumulado do ano, um aumento de 103% em comparação ao igual período do ano passado. São 102.181 unidades em 2005, contra 50.148 unidades no mesmo período de 2004.

A Appa constatou, até o momento, 99.887 unidades exportadas contra 47.341 no mesmo período de 2004 – um crescimento de 110%. A maior parte dos veículos exportados é da Volkswagen, mas também são embarcados veículos da Nissan e da Renault.

Já a movimentação de contêineres obteve uma variação positiva de 9,4% no acumulado de 2005. São 378.573 TEU?s (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados entre exportação e importação no acumulado de 2005, contra 345.945 movimentados no mesmo período de 2005. Em novembro deste ano, as operações conteneirizadas registraram o melhor desempenho do ano, com incremento de 35% em comparação a novembro do ano passado.

Exportações de veículos sobem 110% em Paranaguá

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