economia

Petróleo opera em queda com expectativa sobre reunião da Opep na próxima semana

A reunião dos países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), que devem decidir, na semana que vem, sobre um acordo de cortes de produção, continua concentrando as atenções dos investidores nesta sexta-feira.

Às 10h07 (de Brasília), o contrato do Brent para janeiro caía 1,39%, a US$ 48,32 por barril, em Londres, enquanto o WTI para o mesmo mês negociado em Nova York cedia a 1,23%, a US$ 47,38 por barril. Ontem, a commodity fechou em leve alta tanto na Intercontinental Exchange (ICE) quanto na New York Mercantile Exchange (Nymex).

A negociação tem sido menor nas últimas sessões, por causa do feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos. Adicionalmente, incertezas sobre o resultado da reunião do próximo dia 30, em Viena, mantém parte dos investidores de lado.

Expectativas sobre um corte mais robusto da produção têm crescido nos últimos dias, em meio a comentários positivos por parte de representantes da Arábia Saudita e de outros países. Uma das propostas circuladas seria a de uma redução de mais de 1 milhão de barris por dia (bpd), para 32,5 milhões de bpd, disseram pessoas próximas às negociações, um objetivo mais contundente do que o divulgado em setembro, quando se esperava um teto de produção de até 33 milhões de bpd.

Caso o cartel anuncie uma medida que agrade, um grande volume de posições curtas pode fazer os preços subirem fortemente, de acordo com a Energy Aspects.

“Com um volume de posições compradas sobre o WTI e o Brent em recordes históricos, o mercado está se preparando para um forte rali caso a Opep entregue um corte na casa de 1 milhão de barris”, afirmou a consultoria em nota. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo