R$ 4 bilhões

Paranaenses contribuem para o lucrativo mercado de cosméticos

Doces, amadeirados, cítricos ou florais – são várias as opções de fragrância que perfumam as mulheres brasileiras. A variedade de aromas aliada ao gosto, principalmente feminino pelos perfumes, faz do Brasil o maior mercado consumidor de perfumes no mundo. Junto com isso, vem a mudança do perfil do consumidor, que passou a dar atenção também aos produtos mais caros.

O consumo de perfumes, cosméticos e produtos de higiene deve crescer cerca de 5% ao ano em volume até 2015, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). Os números são impressionantes: somente este ano, a receita líquida anual do mercado de perfumaria no Brasil já alcança R$ 4 bilhões.

Atenta a essa perspectiva, a Natura – a maior fabricante de cosméticos do País – é uma das empresas que está investindo no setor. Recentemente, a marca mudou o nome da linha de colônias Natura Águas, que passa agora a se chamar Águas. Outra novidade é a nova identidade visual, com novo logo, frascos transparentes e embalagem estampada, com inspiração nos principais ingredientes de cada fragrância.

Parceria

Ao todo, são 13 óleos essenciais exclusivos usados no portfólio da perfumaria. Três ativos são produzidos no Paraná: o capim-limão e a pitanga vem da Região do Turvo, e o maracujá é produzido em Corumbataí do Sul.

Essas matérias primas são utilizadas no desenvolvimento de produtos da Linha Ekos, como sabonetes, águas de banho, além de óleos essenciais para a perfumaria. O maracujá também tem suas ceramidas aplicadas na linha Chronos e outros produtos.

A parceria com a Natura movimenta 364 famílias em Corumbataí e 96 em Turvo, totalizando 460 pessoas envolvidas com o trabalho no Estado. “Enxergamos essas atividades como contribuições para o desenvolvimento local. A partir de um levantamento com os parceiros, avaliamos que ações poderiam ser realizadas. Após conhecer as prioridades de desenvolvimento nas regiões, desenvolvemos projetos que estão aliados com os pilares da marca”, diz Sergio Talocchi, gerente de relacionamento com comunidades da Natura.

Talocchi ressalta a preocupação ambiental na extração dos produtos das comunidades parceiras. “Existem práticas de conservação, feitas por meio de parcerias com o IAF e órgãos ambientais. Temos projetos como as ações para a conservação dos Faxinais do Turvo, a preservação da água e os sistemas agroflorestais ou orgânicos de produção”.