13% do total

Paraná é o quarto estado a receber mais turistas estrangeiros

O Paraná foi o quarto estado brasileiro a receber mais turistas estrangeiros em 2010, com 13% dos turistas internacionais que entraram no país, em 2009 eram 12,4%. Duas cidades paranaenses aparecem no ranking das mais visitadas: Foz do Iguaçu em 3º lugar e a capital Curitiba na 8ª posição. Os dados fazem parte da pesquisa “Caracterização e Dimensionamento do Turismo Internacional no Brasil 2010” apresentada nesta segunda-feira (11) pelo Ministério do Turismo e pela Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

Considerando os turistas que viajam apenas por lazer, Paraná é o terceiro estado que mais recebe turistas, atrás apenas do Rio de Janeiro e de Santa Catarina. Nas viagens de lazer, Foz do Iguaçu aparece em segundo lugar. A pesquisa mostra também que 94,5% dos turistas estrangeiros que visitam Foz do Iguaçu chegam à cidade por via terrestre, pela proximidade com os países do Mercosul. “Essa tendência está dentro da linha de atuação do governo de incentivar o turismo vindo da América do Sul, que demanda deslocamentos menores e mais baratos”, avalia o presidente da Embratur, Flavio Dino.

Ele destaca que quase metade dos turistas internacionais recebidos no Brasil é da América do Sul, o que indica um grande crescimento do emissivo por parte desse continente: 46,2% ou seja, 2,384 milhões de turistas.

Os estados mais visitados foram São Paulo (22,5%), número influenciado pelas viagens a negócios, seguido do Rio de Janeiro (20,1%), Santa Catarina (13,2%) e Paraná (13%), praticamente empatados, e Bahia, com 5,9% do total de turistas. Quanto às cidades, as preferidas pelos visitantes estrangeiros são: São Paulo (13,5%), Rio de Janeiro (13,1%), Foz do Iguaçu (6,7%), Florianópolis (5,6%) e Salvador (3,2%). Para lazer, os destinos mais escolhidos são Rio, Foz, Florianópolis, São Paulo, Búzios e Salvador.

Nível de Satisfação

A opinião do turista internacional sobre o Brasil melhorou ao se comparar os anos de 2009 e 2010: foi registrado um aumento de 5% no quesito máximo de satisfação da pesquisa. Somando os as duas avaliações mais positivas da pesquisa (“superou e atendeu plenamente”) verifica-se que a maioria (85%) dos visitantes estrangeiros avaliou positivamente a viagem ao nosso País.

A pesquisa mostra que os três principais emissores de turistas para o Brasil continuam sendo Argentina (1,399 milhão), Estados Unidos (641,377 mil) e Itália (245,491 mil). Somente a Argentina e os Estados Unidos juntos respondem por 40% do receptivo brasileiro e os principais emissores europeus (Itália, Alemanha, França, Portugal, Espanha e Inglaterra) respondem por 22%. Os outros países da América do Sul somados (Uruguai, Chile e Paraguai) são responsáveis por 13% do receptivo de turistas internacionais.

Quanto à motivação de viagem, o lazer responde pela maior parte das visitas (46,1%), seguido de visitas a amigos e parentes (27%) e “negócios e eventos” (23,3%). Nas viagens a lazer, o segmento que desperta o maior interesse é sol e praia (60%), seguido de “natureza e ecoturismo” (26,9%) e “cultura” (8,5%). Nota-se que nos últimos anos o segmento de natureza, ecoturismo e turismo de aventura vem substituindo a preferência pelo segmento cultura.

O tipo de hospedagem mais utilizado pelos turistas que vem ao Brasil são os hotéis, flats, pousadas e resorts (54,2%), a segunda opção ficou para a casa de amigos de parentes (27%). Nas viagens motivadas por negócios, os hotéis e similares foram eleitos como principal hospedagem (84,9%), ao contrário das viagens motivadas por visitas a parentes e amigos, onde casa dos familiares e parentes é o mais utilizado (72,2%).

É bastante positiva a avaliação geral dos turistas: 85% disseram que a viagem superou ou atendeu plenamente. Dos que vieram pelas vias terrestres, essa avaliação positiva alcança 93,5%, enquanto a avaliação de quem veio pelas vias aéreas é de 82%. Um dos dados mais relevantes é a fidelização ao destino, já que 96% dos visitantes sinalizaram a intenção de voltar ao Brasil e 68% já havia estado no país outras vezes. Os itens de infraestrutura e serviços que foram mais avaliados foram: hospitalidade (98%), restaurantes (95%), alojamentos (94%), e táxis (90%). As opiniões menos positivas foram para os preços (60%), rodovias (66,4%), telefonia e internet (74%). 

As informações são do Ministério do Turismo.