Paraná apresenta proposta para exportar álcool

O governador Roberto Requião vai se reunir amanhã, em Brasília, com a ministra das Minas e Energia, Dilma Roussef, para discutir a proposta de se iniciar, pelo Paraná, um projeto de exportação do álcool. Dessa forma, o Brasil, que já exporta a gasolina pura, seria o primeiro país do mundo a exportar a gasolina com o álcool adicionado

Como segundo maior produtor do País, o Estado pretende atingir o mercado externo oferecendo uma nova visão de desenvolvimento sustentável através do combustível limpo, que seria o álcool misturado a gasolina.

O programa foi apresentado ao governo por representantes da Associação de produtores de Álcool e Açúcar do Estado do Paraná (Alcopar), do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool (Sialpar) e do Sindicato da Indústria do Açúcar no Estado do Paraná (Siapar).

Proálcool

“A expectativa da reunião é positiva porque a ministra já demonstrou interesse na revitalização do Proálcool. Então, o Paraná poderá ser o primeiro Estado do país a fomentar a reintrodução do programa incorporando outros estados”, afirmou o Assessor Especial de Governo, Daniel Godoy, que recebeu ontem o vice-presidente da Alcopar, Sialpar e Siapar, Sidney Meneguetti.

O setor pede apoio do governo para estreitar as relações comerciais com os governos dos países europeus e asiáticos, assim como a estrutura lojística e portuária para viabilizar as exportações.

“Não estamos buscando subsídio econômico e sim uma política de apoio ao desenvolvimento do setor, incentivando a produção interna e alavancando a produção existente hoje”, disse Meneguetti.

Voltar ao topo