Para Fiep, centro da Apex na China amplia oportunidades para o Brasil

A iniciativa da Apex em abrir um Centro de Negócios na China é muito bem-vinda e certamente vai facilitar a entrada de empresas brasileiras no mercado asiático. A declaração é do assessor de comércio exterior da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Germano Vieira, ao analisar o anúncio da abertura de um escritório da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no mercado asiático. De acordo com a direção da Apex, o Centro de Negócios na China começa a funcionar no primeiro semestre de 2008 para dar suporte a empresários brasileiros interessados naquele mercado.

"Ter uma unidade da Apex na China vai aproximar o brasileiro do mercado asiático e melhorar o grau de confiança", disse Vieira. Segundo ele, as médias e pequenas empresas ainda têm dificuldade de fazer negócios com a China. "A maioria acha
que a China só vende, mas ela também compra de tudo", disse. Ter uma estrutura de
negócios já montada, com certeza, será um estímulo para que os empresários conheçam melhor o país que oferece muitas oportunidades para os brasileiros.

Segundo Vieira, a China já compra grãos e matérias-primas do Brasil, mas há mercado para outros produtos. Ele cita como áreas potenciais alimentos, carnes, bebidas e madeiras nobres.

Voltar ao topo