Tecnologia

Oportunidades precoces fazem estudante de TI abandonar o curso

A proliferação de cursos de Tecnologia da Informação (TI) para atender à grande demanda do mercado por esse setor não tem sido suficiente para preparar os profissionais. Atraídos pela oferta de empregos com bons salários quando ainda estão na faculdade, muitos alunos desistem de continuar o curso.

As fáceis propostas fazem com que muitos estudantes de TI percam a oportunidade de se capacitar ainda mais e se diferenciar no mercado de trabalho, obtendo salários mais atrativos num futuro próximo. A gerente de programas acadêmicos da empresa Microsoft Brasil, Marinês Gomes, compara a realidade universitária brasileira com a norte-americana para compreender a situação nacional.

“Hoje, o estudante brasileiro precisa trabalhar o dia todo para poder estudar à noite. Quando ele ainda está cursando, aparecem oportunidades com um salário razoável e logo ele larga o curso. Nos Estados Unidos, é totalmente diferente. Lá os jovens vivem para a universidade”, relaciona a executiva.

O crescimento de mais de 10% ao ano do setor de TI no Brasil também é apontado como causa da falta de mão de obra qualificada no mercado, que não cresce na mesma proporção. A menor procura pela área de TI não é descartada. “Junto com a grande evasão dos cursos, temos menos interessados procurando essa faculdade. E, do outro lado, toda semana tem alguém batendo na minha porta pedindo bons profissionais”, afirma Marinês.

Sandro Vaz, assistente de relações institucionais da empresa curitibana TechResult, especializada em tecnologia e gestão, aponta um outro fato para a evasão dos cursos de TI. “Cursos que envolvem disciplinas da área de Exatas exigem raciocínio lógico e muitos alunos chegam à universidade com deficiências na sua base escolar. E o ensino superior não pode baixar suas exigências”, avalia.

Mulheres

Outro desafio da área de TI é atrair mulheres interessadas no trabalho. “Hoje, a variedade de oportunidades é muito grande. Não tem só desenvolvimento e programação em TI, temos marketing, design, vendas, todas funções com grande demanda”, ressalta Marinês.