Telefonia móvel

Oi investe no Sul do País para ampliar clientela

Pelo menos 770 novas torres para ampliar a cobertura da telefonia móvel na região Sul, em um investimento de cerca de R$ 1 bilhão. Este é um dos planos da operadora Oi para conquistar clientes no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A empresa, que entra em operação no Estado no próximo domingo (17), também já está promovendo ações de marketing nos meios de comunicação e nas ruas, onde circula uma van da companhia, na qual promotores desbloqueiam celulares de graça.

“A cobertura é o básico para entrarmos neste jogo”, explicou ontem o diretor de mercado da Oi, João Silveira, em visita à Redação de O Estado. Para ele, a capacidade de expansão da empresa, no Paraná, é facilitada pela grande estrutura já instalada para atender à rede fixa da Brasil Telecom, adquirida pela Oi no ano passado. “Os fios são a parte mais cara. Já as torres estão cada vez mais baratas”, disse.

No entanto, segundo Silveira, o maior desafio para a operadora não é exatamente a cobertura. “Isso pode ser comprado. A maior disputa é na cabeça do consumidor”, concluiu. Para isso, ele informou que a empresa deve focar na venda de serviços que aliem simplicidade, liberdade e convergência entre os sistemas fixo e móvel.

O executivo confirmou que, assim como faz nos locais em que já opera há alguns anos, a companhia não irá vincular os clientes a nenhum prazo de permanência. Conforme Silveira, a política não faz com que a empresa perca clientes.

“Pelo contrário, nosso churn rate é o menor do mercado”, informou, referindo-se à expressão em inglês usada para definir a taxa de cancelamentos. “Isso porque o nosso cliente veio pelo serviço, e não por algum outro motivo”, explicou.

Cronograma

Inicialmente, a Oi irá oferecer apenas o serviço móvel pré-pago. Até setembro, a operadora deverá implantar seus produtos em outras modalidades, inclusive na telefonia fixa.

Até lá, de acordo com Silveira, a marca Brasil Telecom continuará ativa, não havendo, por enquanto, nenhuma mudança para os clientes atuais. As mudanças atingem toda a chamada Região 2, que engloba os três estados da região Sul, mais Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Rondônia, Acre e o Distrito Federal.

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