PÁTIO BATEL

Novo shopping de Curitiba já garantiu a locação de 15% das lojas

O novo shopping que Curitiba deve ganhar no próximo ano já comercializou 15% do total de lojas que o espaço poderá abrigar. Focado nas classes A e B, o shopping Pátio Batel – cujas obras já estão em andamento na Avenida do Batel – vai contar com uma ala específica para marcas internacionais, embora não tenha sido divulgado, por enquanto, quais nomes de lojas podem fazer parte desse rol, sob o argumento de manter a estratégia do novo empreendimento.

“Pesquisas que fizemos demonstram que o mercado curitibano está pedindo a presença de mais marcas internacionais na cidade”, afirmou a diretora comercial do shopping, Priscila Palma, durante o lançamento oficial do shopping ao mercado, feito nesta quinta-feira (28). Segundo ela, o shopping vai contar com marcas inéditas para o Sul do Brasil, embora nenhuma seja exclusiva no País.

Mesmo com diversos shoppings espalhados pela cidade, alguns inclusive no bairro Batel e arredores, o Grupo Soifer (investidor do Pátio Batel) aposta no crescimento desse mercado, focando em um conjunto de serviços, produtos e experiências na categoria premium e conceitos como “luxo essencial”, conforto e exclusividade como diferencial do espaço.

Pesquisas de mercado fizeram o empresário Salomão Soifer optar por um novo shopping em Curitiba, e não um empreendimento distinto, mesmo em uma área de influência da cidade na qual já existem outros shoppings. “Não temos dúvida de que há muitos shoppings centers em Curitiba, mas acreditamos que em função do aumento da população existe esse nicho. Não faríamos um investimento tão grande por simples capricho. Depois de tantos anos no ramo, estou proibido de errar”, respondeu o presidente do Grupo Soifer, que foi o responsável pela abertura do primeiro shopping de Curitiba, o Shopping Mueller.

Inauguração

Inicialmente previsto para ser aberto em setembro de 2012, é possível que o shopping demore um pouco mais para ser entregue. “A falta de mão de obra na construção civil e problemas climáticos podem adiar a abertura. As obras já poderiam estar em uma fase bem mais adiantada”, reconhece Soifer.

Novo conceito de cinema

O Grupo Soifer vai até o México, país que possui uma tecnologia de ponta na oferta de salas de cinema premium, para estudar novidades que podem ser trazidas ao público curitibano.

O Pátio Batel terá sete ou oito salas de cinema – com poltronas maiores e mais reclináveis – e, conforme adianta a diretora comercial do empreendimento, duas propostas de redes estão sendo analisadas pelo Grupo Soifer. “Uma delas já está no mercado de Curitiba e outra está entrando no Brasil. Além de salas premium, teremos opção da tecnologia 3D e será um conceito superior de projeção comparado ao que as salas da cidade oferecem hoje”, afirma Priscila.

Características

Com quatro níveis de comércio e entretenimento, além de outros cinco de garagem – todas no subsolo – o Pátio Batel terá 200 lojas e 2,3 mil vagas cobertas para veículos, além de uma galeria multifuncional, que é um espaço planejado para receber apresentações musicais, peças de teatro e outras manifestações culturais.

De acordo com o responsável pelo projeto arquitetônico do novo shopping, Antonio Paulo Cordeiro, o espaço de cada loja varia de 24 metros quadrados, passando pela área de mil metros quadrados das quatro lojas âncoras, até a área de 2,7 mil metros quadrados, reservada às salas de cinema. “O espaço foi projetado para ser um ponto de encontro para pessoas atrás de sofisticação. O bom momento econômico brasileiro favorece isso”, avalia Cordeiro.

Ao total, o terreno tem 20,4 mil metros quadrados, com 1.959 metros quadrados de terraço panorâmico. O investimento do Grupo Soifer, controlador do espaço, é de R$ 280 milhões.