Nova tecnologia para controlar navios

O governador Roberto Requião e o superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, inauguram hoje, em Paranaguá, a mais nova tecnologia já aplicada na gestão de terminais públicos, resultado de investimentos de R$ 110 mil feitos pela autarquia. ?Este novo sistema representa um importante avanço capaz de eliminar paradigmas. Agora, temos no porto um novo modelo tecnológico e de vanguarda entre os sistemas adotados pelos setores públicos?, afirma.

Na prática, o aplicativo ?Gestão de Operação Portuária? criado por técnicos do Departamento de Informática (Deinfo) da Appa proporcionará a integração de informações originadas em diferentes departamentos. Assim, documentos para faturamento, dados operacionais e estatísticos e o controle das atividades portuárias estarão conectados, formando uma rede de informações única e agilizando processos.

?Este novo modelo representa ganho de tempo nas atividades portuárias e elimina a possibilidade de repetir operações. Com o novo sistema, informações sobre navios, consultas, alterações e liberações de serviços serão feitos com maior agilidade e livres de burocracia?, explica Luiz Eduardo Geara, chefe do Deinfo.

O novo sistema foi desenvolvido durante um ano para substituir um método criado em 1998 a um custo de R$ 7 milhões e considerado pelos técnicos de informática como ultrapassado. ?A nova solução de automação foi concebida para substituir uma plataforma obsoleta, sem domínio de negócio e sem possibilidade de implementação de novas funcionalidades?, explicou Francisco Antônio Ramos de Lima Júnior, chefe da Divisão de Sistemas e Métodos do porto.

Agilidade

Segundo Lima Junior, quando o antigo sistema foi implantado, há quase 10 anos, foi necessário a contratação de três empresas diferentes, causando um certo conflito de informações. ?Hoje, depois de um minucioso levantamento de procedimentos e necessidades e ainda com a utilização do software livre e de mão-de-obra própria, foi possível contemplar a integração de processos administrativos e operacionais.?

Com a mudança, o porto pode controlar desde a primeira emissão de documentos necessários para o navios atracar até a geração de boletos bancários referentes aos serviços utilizados. A gestão das informações permite que, por meio de um sistema integrado, a Appa possa acompanhar, fiscalizar e administrar a movimentação de cargas, navios e faturas, possibilitando, ainda, que as informações estatísticas e gerenciais sejam disponibilizadas em tempo real.

Responsabilidade social

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Eduardo Requião, recebe também hoje o documento ?Diagnóstico de Responsabilidade Social da Appa?, realizado pela Sim Consultoria e Sistemas. Segundo Márcia Bezerra, diretora da empresa, a preocupação do superintendente com ações que melhoram a qualidade de vida em sociedade é um exemplo para os demais portos brasileiros.

A entrega oficial do diagnóstico acontecerá durante a inauguração das obras de reforma e de construção dos prédios administrativos e operacionais da autarquia e representará, segundo Márcia Bezerra, o ponto inicial de uma segunda fase no Porto de Paranaguá. ?Depois desta entrega, vamos começar o plano integrado de responsabilidade social, que vai otimizar os pontos fortes, melhorar os pontos fracos e sugerir novas ações ao porto?, explicou Bezerra. (AEN)

Voltar ao topo