Mutirão ajuda a encontrar emprego

Após seis meses desempregada, Fernanda de Fátima Carlos recebeu ontem uma boa notícia. Ela foi selecionada para trabalhar como atendente de caixa de uma empresa de refeições coletivas.

O conhecimento em informática contou pontos, mas foi na entrevista com a responsável pela empresa que ela pode demonstrar melhor suas habilidades. Fernanda estava entre os 450 candidatos que participaram do Mutirão do Emprego, realizado pela Agência do Trabalhador Central de Curitiba. Cerca de 90% dos candidatos foram admitidos de imediato para as funções.

Ontem a seleção foi para vagas específicas na área de alimentação, mas até o final desta semana serão ofertadas outras vagas em mais seis cidades do interior do Estado para atividades.

O gerente administrativo da Agência do Trabalhador de Curitiba Rafael dos Santos explica que o grande diferencial do Mutirão do Emprego é que os candidatos são selecionados por quem está ofertando a vaga, e já saem da entrevista com uma resposta. Além disso, para a maioria das vagas não são exigidas experiência na função.

“Isso garante agilidade no processo, pois o candidato não precisa ir até a empresa para fazer a entrevista. Ela é feita na hora, com quem está selecionando. Além de ser uma oportunidade para o primeiro emprego”, falou Santos.

A analista de Recursos Humanos Luciana de Santa, que estava selecionando trabalhadores para uma empresa Curitiba, entrevistou ontem 63 candidatos, e afirmou que teve um aproveitamento de 70%. “Esse número está acima da média do que fazemos na empresa”, disse.

Ela acrescentou que a qualidade dos candidatos também estava acima do esperado, “pois eles vieram focados para atuar na área que estamos buscando”. A gerente operacional de outra empresa, Elizangela Motta, também conseguiu selecionar mais da metade dos candidatos entrevistados. “A maioria veio com alguma experiência ou demonstrou aptidões para a função”, comentou.

De acordo Rafael dos Santos, o objetivo do mutirão é concentrar em um único dia o grande número de vagas existentes em determinada área. Só em Curitiba foram dez empresas do ramo de alimentação que abriram mais de 800 vagas.

Os cargos que não foram preenchidas continuam abertos no Sistema Público de Empregos. Hoje em São José dos Pinhais o mutirão será para telemarketing, onde estão sendo ofertadas 700 vagas; e em Pato Branco são 200 vagas para metalúrgicas e frigoríficos.

Na quarta-feira a concentração de 250 vagas será para auxiliar de linha de produção em Maringá. Já em Ponta Grossa o mutirão acontece durante toda a semana, com a oferta de vagas nas áreas de supermercado, indústria, empresas de alimentação e comércio. Os endereços das agências podem ser encontradas no site www.setp.pr.gov.br.